Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Virando o Jogo [Ep. 05/Temp. 01]

“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.” Daniel 1:8,9 - Só um […]


  • Compartilhar:

“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.”

Daniel 1:8,9

- Só um golinho, véi! Você vai negar se integrar com a gente? Que tipo de amigo você é?

Pedro foi colocado no canto da parede mais uma vez. Só que agora, por pessoas de seu vínculo de amizade. Não imaginava que isso pudesse acontecer, pois sempre andou com os colegas, até sentava-se à mesa da lanchonete com eles para discutir algum assunto pendente da aula, mas achava que isso não era problema, pois enquanto os amigos pediam suas bebidas alcoólicas, Pedro se contentava em beber a água de sua garrafa.

Naquele dia, porém, a situação foi diferente, a aula foi tão instigante que o professor passou um trabalho em equipe para ser apresentado no dia seguinte. Como de costume, Pedro seguiu com seus colegas para a mesma lanchonete na qual eles se reuniam após a aula. Como ainda faltava um bom tempo antes de seu ônibus partir, disse que dessa vez iria pedir algo para beber.

- Opa! – gritou Lucas – Pedroca é o pagão hoje, hein?

- É o quê? Manda então uma cerveja pra mim, garçom! – exclamou Tomás.

- Então quer dizer que Pedro hoje vai de carona pra casa? Que top! Traz um vinho pra mim! – Pediu Elen.

Seus amigos interpretaram algo completamente diferente do que Pedro imaginou. Naquela ocasião, percebeu que todos achavam que ele não bebia por qualquer motivo, menos o de que ele seguia princípios de saúde ligados à sua fé. Como sair daquela situação sem decepcionar os colegas, nem causar neles a interpretação de que era mais um daqueles fundamentalistas religiosos dos quais eles tanto falavam mal?

1.            Conte uma experiência em que se encontrou como alvo principal da pressão de grupo para fazer algo contra sua fé.

2.            Leia Romanos 12:1-2 e comente como esses versos ajudam em nossas decisões.

3.            Diante de um questionamento sobre sua fé, que resposta você daria para colocar a situação a seu favor?

- Senhor, me salva! – Pedro falou com Deus. Não conseguiu reagir de imediato. Não queria contrariar o seu Deus, mas também não tinha coragem de gritar impedindo aquele mal-entendido. Sendo assim, esperou como se obedecesse à voz em seus ouvidos, dizendo: “relaxe, paciência, aguarde!”

- E aí, Pedro, não vai beber com a gente? – Elen questionou.

- Não, obrigado. Não curto bebida, mas fiquem à vontade, não me incomodo – Pedro respondeu com tom sereno.

Lucas, ouvindo o diálogo, questionou sua amizade com o grupo. Propôs o teste do “só um gole”. Então Pedro respondeu:

- Mano, tomar um golinho como prova de minha parceria é fácil, quero ver vocês resistirem ao vício e ficarem uma única vez sem beber por causa de minha presença. E aí? Conseguem?

O silêncio dos colegas foi a prova de que ele comunicou o necessário. Mas, naquele dia, Tomás incentivou o grupo a, todas as vezes que estivessem com Pedro, não tomarem bebida alcoólica. Naquele dia, Pedro percebeu que com a atitude correta poderia ser mais influenciador do que influenciado. [Continua...]

Sua mente vai responder à maioria das perguntas se você aprender a relaxar e esperar pela resposta.

William S. Burroughs