Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Usando Máscaras [Ep. 07 / Temp. 01]

A SAGA DO HERÓI EPISÓDIO 7- USANDO MÁSCARAS “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. João 3:3. PLAY             Um dos segredos do herói de nossa saga é a sua personalidade humana e a maneira em que se relacionava com os que […]


  • Compartilhar:

A SAGA DO HERÓI

EPISÓDIO 7- USANDO MÁSCARAS

Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. João 3:3.

PLAY

            Um dos segredos do herói de nossa saga é a sua personalidade humana e a maneira em que se relacionava com os que o procuravam e com os quais se relacionava. Cristo era objetivo e direto. Mantendo total vigilância com os elogios que recebiam e os tapinhas nos ombros significando aprovação de um ato feito e aprovado. Além da sua surpreendente inteligência e infinita solidariedade, Cristo era incrivelmente direto. Lidava com as pessoas com precisão nas palavras, buscando dizer o que precisavam e não necessariamente o que queriam ouvir.

            A verdade é que somos impelidos e moldados para o uso das máscaras sociais. Somos sempre conduzidos em nossas respostas e relações ao caminho do politicamente correto. Baseado nesse estilo de vida assertivo, o próprio Cristo declara: “Seja porém, o vosso falar; sim, sim; não, não; porque o passa disto é de procedência maligna”. (Mateus 5: 37).  Com Nicodemos não foi diferente, ao escolher as caladas da noite, representando esconder o que trazia no coração. Ele era um dos principais dos judeus que trazia em suas mãos e palavras o que pessoas do seu perfil fazem, trazem presentes e palavras elogiosas e de afirmação, ele chega dizendo: “sabemos que és Mestre vindo de Deus”. ( João 3:2).

            No geral a maioria se sente lisonjeados e extremamente vaidosos com elogios assim. Mas Cristo não se concentra no periférico, sua missão era maior que a necessidade humana de autoafirmação. De maneira direta Jesus diz: “Nicodemos você tem que nascer de novo” (João 3:3). O que Jesus via era um homem que era obediente aos ritos e enunciados da lei, que só satisfaziam e enganavam quem o via em suas roupas e títulos, próprios de um membro da sinagoga. Usava máscaras. Suas palavras e atos não condiziam com o coração. Necessitava de uma transformação. A reposta de Cristo foi um poderoso golpe na teologia de Nicodemos de origem farisaica e legalista, onde experimentava uma vida de obras fundamentada no mérito humano.

PAUSE

  1. Você já conheceu alguém que tem agido como Nicodemos? O que você diria pra ela?
  2. Leia Mateus 23:27, e correlacione a situação de Nicodemos com a dos Fariseus, em que sentido se diferencia e se iguala?
  3. Como podemos evitar que vivamos uma relação meramente religiosa focada unicamente nos méritos humanos?

            Nicodemos não aceita de pronto o conselho direto de Cristo, e busca puxá-lo para o campo da razão. Ele contra argumenta “como pode um homem nascer sendo velho? Porventura pode retornar ao ventre de sua mãe?” (João 3: 4). Tenho dúvidas se Nicodemos de fato desconhecia o que Cristo estava afirmando, ou de maneira mal intencionada desviava o assunto. A verdade é que Cristo não maquia, nem relativiza, Ele mostra o caminho e apresenta a verdade, ressaltando que Nicodemos deve nascer do alto e da ação do Espírito Santo. No próximo episódio veremos as verdadeiras virtudes que importam. 

DESAFIO PRÁTICO-  DECIDAM MUDAR ATITUDES QUE FAVORECEM A HIPOCRISIA, OREM AGORA COM SEU #PGMYSTYLE POR ESSA DECISÃO.

DEUS É MENOS OFENDIDO COM A SINCERIDADE DE UM PECADOR, DO QUE COM A HIPOCRISIA DE UM SANTO.

AMIN RODOR