Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Uma Jornada Inesperada [Ep. 8/Temp. 2]

“E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.” I Reis 3:14 Lá estava Tomás, Lucas e Pedro no meio de um morro, rodeado por uma mata fechada. A única opção de saída era o ônibus que havia trazido todo […]


  • Compartilhar:

“E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.”

I Reis 3:14

Lá estava Tomás, Lucas e Pedro no meio de um morro, rodeado por uma mata fechada. A única opção de saída era o ônibus que havia trazido todo o grupo da excursão da qual eles estavam participando.

Era uma sexta-feira, por volta das 17h. O transporte já deveria ter chegado uma hora atrás, mas alguma coisa tinha acontecido. Com esse atraso, o início do sábado estava comprometido. No meio de um grupo completamente alheio à sua condição religiosa, Pedro não esperava qualquer movimento de socorro à sua necessidade. Assim, decidiu entregar nas mãos de Deus.

- “Senhor, não consigo. Confesso que tento, mas parece que sempre as minhas ações mais atrapalham. Da última vez, não fui muito bem. Então, dessa vez, gostaria de confiar em Ti até o fim. Se o Senhor quiser me tirar daqui, sei que vai arrumar uma solução, se não, imagino que o Senhor tenha algum propósito maior. Só não me deixe fazer o Senhor passar vergonha. Em nome de Jesus, amém.”

Pedro relaxou. Percebeu que não adiantava lutar contra algo maior que ele. Não julgava estar numa situação conivente com o pecado, mas sim numa oportunidade de brilhar naturalmente, e não escondido atrás de algum movimento institucional.

1.            Cite uma experiência de fé que lhe aproximou de Deus pelo fracasso.

2.            Para você, Deus se comunica mais através das diferenças ou das semelhanças entre as pessoas?

3.            Leia Mateus 6:22-23. O que esses versos expressam sobre o comportamento de um cristão frente a uma realidade diferente da sua?

- PEDRO! São 17h30! – Gritou Lucas.

- E daí? – Pedro deu de ombros, fingindo não entender o que seu amigo dizia.

- Tu não és daqueles que guardam o sábado, que começa no pôr do sol da sexta?

- Sim, e o que é que tem? – Pedro provocou.

- Então! Vai começar o teu sábado, cara!

Pedro teve uma ideia. Saiu correndo para uma pedra próxima a eles. Sentou com as pernas cruzadas, fez uma posição de meditação e:

- Haummmmm! – depois de alguns segundo fazendo aquele zumbido com os olhos fechados, deu uma pequena espiada nos seus amigos. Para sua diversão, viu a feição de espanto de Tomás e Lucas. - O que vocês querem agora? Que eu levite?

- Sei lá, mano! – Lucas expressou sua curiosidade – A gente não entende nada disso, me explica como é isso!

Pedro começou a conversar sobre as diversas falácias a respeito do sábado bíblico e de seus guardadores. De como as pessoas, por falta de conhecimento e da imaturidade espiritual, acabam transmitindo ideias erradas a respeito da guarda do sábado. Abriu o aplicativo da Bíblia de seu smartphone e começou a mostrar a Lucas os textos que explicavam o porquê de os adventistas seguirem esse princípio.

Quando se deram conta, já haviam passado cerca de duas horas, e já estavam descendo do ônibus para terminarem suas jornadas de retorno às suas casas.

- Pedro, preciso te confessar uma coisa – Lucas falou colocando a mão nos ombros do amigo - Ainda não entendo desse negócio de guardar o sábado, mas tenho certeza de duas coisas: Teu Deus me usou para te ajudar a guardar o sábado, desde às 17h30, quando você não tinha condições; e Ele te usou para me fazer guardar o “teu” sábado. Outro dia, quero tua ajuda para conhecer mais desse Deus. [Continua...]

A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.

T. S. Eliot