Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Tratamento de Choque [Ep. 01/Temp. 01]

Série 3 – No Limite da Fé
A universidade é um campo minado para todo jovem cristão. O bombardeio filosófico, a pressão de grupo e o medo de parecer retrógrado e antiquado podem acabar com a sua fé. Será que alguém conseguiria resistir a isso?


  • Compartilhar:

“Senhor, muito obrigado pela vitória. Essa aprovação no vestibular da Universidade Pública é meu sonho, mas gostaria que fosse o Teu também. Me ajuda nos desafios que virão, e me usa como instrumento para que outros te conheçam. Em nome de Jesus, amém.”

Pedro se levantou naquele dia com a sensação de que tudo estava dando certo. O ingresso no Ensino Superior gerava grande expectativa em sua mente. O sentimento de liberdade das obrigatoriedades da Educação Básica, agora, era um passado que ele almejava vivenciar por muito tempo. Novos horizontes estavam à frente. Sua fé estava mais viva do que nunca, principalmente por ter a certeza da ação direta de Deus em sua aprovação.

Ele não tinha preocupações maiores sobre ingressar em um ambiente educacional diferente, uma vez que sabia separar muito bem sua vida familiar da escolar e da espiritual. Nunca teve dificuldades com isso. Na verdade, sempre achou que as pessoas faziam muita tempestade naquilo que ele considerava um copo d’água. Via que as questões de fé eram algo vinculado à opção religiosa das pessoas, e que isso não impactava nas ações práticas da vida, ao ponto de causar problemas, ainda mais em ambiente escolar, quando tudo se resumia, até então, a replicar os conteúdos dos livros didáticos e dos professores. Logo na primeira aula, o professor olha atentamente para os alunos da sua turma e diz:

Aqui está a nata do conhecimento. Mentes brilhantes aprovadas por um difícil processo seletivo. Agora, me provem que não estou equivocado. Escrevam em um papel uma boa resposta à seguinte pergunta: Quem sou eu?

1.            Você já entrou na faculdade? Qual foi a sua experiência na aprovação?

2.            Seus comportamentos religiosos são mais fundamentados no seu meio de convivência ou por convicções internas?

3.            Cite 3 argumentos em defesa de sua fé em Deus.

Naquele momento Pedro travou. Viu seus companheiros de classe se debruçarem sobre o exercício como se sempre soubessem do que aquilo se tratava. A situação piorou quando cada um começou a expor suas respostas com excelentes fundamentações. Sua pequena tranquilidade, por ser um dos últimos na ordem de apresentação, durou pouco ao ver que uma colega foi vaiada pela turma e criticada pelo professor, ao verbalizar exatamente o que ele planejava dizer.

- Sou filha de um Deus criador. - Ela disse.

- Minha querida, - interrompeu o professor de forma direta e em tom sereno - não estamos mais em tempos de contos da carochinha. Sua resposta é uma afronta a tudo o que a humanidade já produziu de conteúdo racional. Não precisamos de mais pessoas a empacar a evolução da intelectualidade, com suas mentes fechadas, de imaginário mítico e afirmações fideístas.

Pedro quase infartou. Percebeu que precisava tomar uma decisão sobre dois caminhos a seguir: dar uma resposta com a profundidade de argumentos necessários para não ser escorraçado como sua colega, ou se esconder atrás de um personagem, respondendo algo diferente do que acreditava? [Continua...]

Pensava que nós seguíamos caminhos já feitos, mas parece que não os há. O nosso ir faz o caminho.

C.S. Lewis