Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 27 – 06 de julho – Sonhando Alto

Deus é Soberano, Poderoso, e nenhum dos Seus planos podem ser frustrados, quando Ele age ninguém pode impedir. Como você imagina o seu futuro? Refiro-me a sua escolha profissional. Você sonha com um futuro exitoso? A maioria dos jovens deseja se preparar melhor e sonha com uma carreira profissional. Ingressar em um curso superior e […]


  • Compartilhar:

Deus é Soberano, Poderoso, e nenhum dos Seus planos podem ser frustrados, quando Ele age ninguém pode impedir.

Como você imagina o seu futuro? Refiro-me a sua escolha profissional. Você sonha com um futuro exitoso? A maioria dos jovens deseja se preparar melhor e sonha com uma carreira profissional. Ingressar em um curso superior e buscar realizações profissionais mais elevadas é uma grande oportunidade de servir ao país como cidadãos capacitados, e ao mesmo tempo, cumprir a missão da igreja como discípulos de Cristo. Todavia uma grande parcela dos jovens não possui con- dições financeiras favoráveis, e devido a isso desestimulam-se, colocando a condição social e econômica como uma barreira intransponível para a realização do sonho de ingressar em uma faculdade. Prevendo isso, Deus estabeleceu a colportagem como a solução para que essas dificuldades sejam vencidas.

Conhecendo a Colportagem
Você já ouviu falar da colportagem? Talvez para você essa palavra é nova e até pode soar estranha aos seus ou- vidos. Calma! Deixa eu explicar para você. Do ponto de vista histórico a colportagem surgiu na França no século XII com um comerciante chamado Pedro Valdo. Valdo se converteu ao cristianismo e passou a amar o Senhor e a mensagem da Bíblia. Em sua época foi estabelecida uma severa perseguição aos cristãos que estudassem a Bíblia em seu idioma natal.

Sendo assim ele resolveu contratar pessoas para elaborar manuscritos de trechos da Bíblia, naquela época não havia imprensa. Uma vez os manuscritos preparados os vendedores saiam para vender porções das Sagradas Escrituras. Pequenas bolsas foram confeccionadas para se esconder os manuscritos, essas pequenas bolsas ficavam fixadas em um colar que os vendedores carregavam no pescoço. Assim surgiu a palavra Colportor, que significa carregar no pescoço.

Na Igreja Adventista do Sétimo Dia a colportagem é desenvolvida desde 1881, através da distribuição de livros e revistas com assuntos que abrangem a espiritualidade, saúde e família. Esse material chega às pessoas através dos colportores que visitam lares, comércios, empresas, igrejas evangélicas e instituições. A colportagem é uma profissão e ao mesmo tempo um ministério. Na Améri- ca do Sul existe cerca de quatro mil colportores que se dedicam integralmente a essa obra. No período de férias cerca de dez mil colportores estudantes se unem a esse grupo e juntos levam salvação a outras pessoas, ao mes- mo tempo que garantem os recursos necessários para continuarem seus estudos.

Projeto Sonhando Alto

Diante da grande necessidade de proporcionar aos jo- vens educação de qualidade foi criado o Projeto Sonhando Alto. Esse projeto visa recrutar, selecionar e preparar jovens para a colportagem, a fim de alcançarem seus sonhos uni- versitários enquanto se envolvem com a missão da evange- lização através das publicações.

Para participar desse projeto você precisa ter concluído o ensino médio e ter a disponibilidade de viajar para qualquer cidade onde houver a Campanha do Sonhando Alto (Casa onde os jovens ficam sob a supervisão do pas- tor de publicações e líder da equipe). Geralmente o tempo do projeto é de seis meses. Durante esse período os jovens poderão visitar seus familiares. Os maiores beneficiados são os próprios jovens pois os mesmos se engajam na missão de levar o evangelho e ainda recebem de 10% a 35% de desconto nas mensalidades das faculdades parceiras do projeto. Além dos descontos possuem a possibilidade de ganhos incríveis para o pagamento da sua faculdade.

Superação Ao Extremo

Daniela Sousa nasceu no interior do Piauí e teve uma infância simples. Seus pais, não tiveram a oportunidade de estudar e não possuíam muitos recursos; mas sempre buscaram proporcionar a Daniela o melhor que eles podiam dar. Daniela poderia ter se conformado com a sua situação e desistido do seu sonho de sair da pequena vila que morava e ingressar em um curso superior. Todavia ela resolveu ir além, e ao lado de Deus almejou escrever uma história de superação. Quando Daniela conheceu o Projeto Sonhando Alto, através de seu pastor, ela ficou bastante entusiasmada. Resolveu orar para pedir orientação a Deus sobre o assunto. No início relutou, mas viu que a colportagem era o plano de Deus para sua vida. Seus pais tiveram papel fundamental na decisão da filha. Mesmo eles não sendo adventistas apoiaram incondicionalmente. Daniela é a única adventista da família. No momento em que Daniela se preparava para sair de casa a fim de viajar até o local da Campanha, sua mãe disse: “filha, com fé e ajuda de Deus você vai conseguir o que você quer...”, isso lhe trouxe mais confiança.

Daniela participou de uma capacitação e começou a colportar. A cada dia Deus fazia milagres e assim confirmava seu chamado para essa obra tão importante. Ela visitava lares, estabelecimentos comerciais, clínicas, ora- va com as pessoas, estudava a bíblia com seus clientes e distribuía as literaturas. Foi um destaque, e rapidamente conseguiu a sua bolsa. Meses depois Daniela passou no vestibular. Hoje ela se encontra na FADBA – Faculdade Adventista da Bahia, cursando o segundo ano de Ciências Contábeis. Ela é um testemunho vivo de que “quando há vontade de fazer, Deus abre o caminho” (Obreiros Evangélicos pág. 433).

CONCLUSÃO – REALIZE SEU SONHO

Não perca mais tempo. Assim como Daniela você também pode escrever uma história de vitória e superação. Através da colportagem podemos falar do grande amor de Jesus e ainda conseguirmos os recursos necessários para ingressarmos em uma Faculdade. O desejo de Ellen G. White é “que o Senhor mova a muitos de nos- sos jovens para que entrem no campo da Colportagem como colportores-evangelistas.” Se você se sentiu desa- fiado(a) em conhecer e participar do Projeto Sonhando Alto você pode entrar em contato com o seu pastor Distrital e manifestar o seu interesse pelo projeto, ou entrar no site: www.adventistas.org/pt/publicacoes/projeto/sonhando-alto/ preencher o formulário para entrarmos em contato com você; ou ainda você pode entrar em contato com o Ministério de Publicações da sua respectiva região pelos telefones:

Piauí: (86) 3214-8280

Ceará: (85) 3304-0616

Rio Grande do Norte e Paraíba: (84) 4006-877

Pernambuco Região Metropolitana: (81) 2125-2400

Pernambuco Interior: (81) 2103-6800

Alagoas: (82) 4009-2050

 

Para discutir:

  1. Em quais aspectos a colportagem pode ajudar em minha comunhão com Deus?
  2. Na tarefa de visitar lares, empresas, escolas, instituições qual papel é realizado pelo Colportor? O livro consegue ir onde muitas vezes não conseguimos? Como você acha que as pessoas reagem ao perceberem que estamos preocupados em suprir as necessidades espirituais, familiares e de saúde que elas possuem?
  3. Qual a importância do Ministério de Publicações para a pregação do Evangelho?