Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Risco Calculado [Ep. 06/Temp. 01]

A SAGA DO HEROI EPISÓDIO 6 - Risco calculado “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 PLAY O Heroi vem realizar sua missão sem garantia de aceitação. Uma coisa é um sacrifício por […]


  • Compartilhar:

A SAGA DO HEROI

EPISÓDIO 6 - Risco calculado

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

PLAY

O Heroi vem realizar sua missão sem garantia de aceitação. Uma coisa é um sacrifício por alguém que pede e garante aceitação, e outra é uma predisposição sem certeza de aceitação dos que seriam salvos. Foi um risco calculado, impulsionado pelo amor completamente altruísta, incondicional e desinteressado. Esse texto revela a razão desse ato ao definir que Deus amou o mundo que representa as pessoas e não as coisas. Hoje vivemos uma sociedade em que pessoas são descartadas e substituídas em função das coisas que deveriam ser apenas usadas e não amadas.

A inversão de valores se constitui no fato de que as pessoas passarem a ser manipuladas e usadas como se fossem coisas. O risco se justifica quando procuramos descrever a intensidade desse amor. Não há palavra que o descreva, seja na língua  que for. A expressão em português de “tal maneira” comprova essa impossibilidade. Alguém disse que mesmo que o anjo Gabriel fosse consultado para descrever esse amor, as palavras lhe faltariam. Jesus foi doado, mas também ofereceu-se. “Assim também Cristo tendo se oferecido para levar os pecados de muitos”(Hebreus 9:28)).

Jesus Cristo não foi objeto da ação do pai, nem o pai objeto da persuasão do filho, ambos são sujeitos na ação e missão de salvar o homem. O que torna a missão do herói uma grande aventura é o fato dele agir sob uma condicionante. Tudo que faria dependeria na crença de quem iria salvar. O verdadeiro herói Jesus Cristo arriscou tudo por você. Veio, encarnou-se, suportou rejeição, perseguição, insultos, falsas acusações, ignominia e a cruz, mesmo tendo consciência da possibilidade do não do homem ao seu amor e sacrifício, simplesmente porque a paixão de Cristo foi você.

PAUSE

  1. Vivemos em uma sociedade com total ausência de amor desinteressado e altruísta. Como o exemplo de Cristo pode transformar essa sociedade?
  2. Leia João 1:17, e destaque porque a graça só poderia vim de Jesus?
  3. Você pagaria por um produto que lhe custasse um alto preço sem ter garantia? Por que? Em que sentido o exemplo de Cristo pode ser compreendido a luz dessa pergunta?

Ninguém em sã consciência investiria em algo sem retorno. Vivemos no contexto em que a sociologia chama nossas relações de “trocas simbólicas”, onde se destaca que não se faz nada sem a perspectiva de se receber algo em troca. Vivemos sob uma lei da vantagem em todas as esferas da vida. As promoções são forjadas e as acões maquiadas e manipuladas. No entanto, Cristo agiu sem garantia de que o homem o receberia e aceitaria o seu amor. Mas escolheu o caminho da autenticidade e verdade, rejeitando as máscaras sócias estabelecidas e tão necessárias nas relações de hoje. Na próxima semana, veremos como foi suas relações com os que pretendia salvar.

DESAFIO PRÁTICO- ESCOLHAM UM LUGAR QUE O SEU #PGMYSTYLE POSSA EFETUAR UMA AÇÃO DE AMOR DESINTERESSADA. E NO FINAL DA VIDA DIGA QUEM FI O SEU MAIOR EXEMPLO PARA ESSA AÇÃO.

NINGUÉM ESTÁ DISPOSTO A MORRER POR VERDADES CIENTÍFICAS.

CAMUS