Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Quem É Como Deus? [Ep. 12/Temp. 03]

Quem É Como Deus? “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” I Pedro 5:7 Pedro estava preocupado. Estava no quarto ano do curso e, apesar de ter conseguido cursar e ser aprovado em algumas disciplinas que caíam na sexta-feira, sem precisar estar presente nas aulas, algumas outras ele não […]


  • Compartilhar:

Quem É Como Deus?

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

I Pedro 5:7

Pedro estava preocupado. Estava no quarto ano do curso e, apesar de ter conseguido cursar e ser aprovado em algumas disciplinas que caíam na sexta-feira, sem precisar estar presente nas aulas, algumas outras ele não conseguiu acordo com os professores, de forma que estava naturalmente com o curso atrasado. Enquanto sua turma estava entrando na reta final, ele já estava se conformando com a ideia de que só iria se graduar, no mínimo, um ano depois.

- Cara, não entendo. Depois de tudo o que a gente viveu juntos, você não vai estar na formatura conosco! Esse teu Deus só te faz dar bola fora! – Tomás esbravejou deixando Pedro sem resposta.

Naquele dia, cansado de tantas batalhas, Pedro perguntava a Deus se essa seria mais uma situação onde deveria simplesmente sofrer por causa da fé. Tentou listar na mente toda a perseguição e descaso que sofreu em nome de sua convicção religiosa. Tentou colocar tudo numa balança para saber se tinha realmente valido a pena passar por tudo aquilo. Suas emoções o tentavam a desistir da igreja e de Deus. Olhava ao seu redor e via todos alcançando seus objetivos de vida. Decidiu desabafar com seu pai.

- Não aguento mais! Por que a gente faz tudo certo, mas são os outros que não temem a Deus que têm sucesso?

1.            Que respostas você pode desenvolver em resposta às injustiças da vida contra aqueles que fazem o que é certo?

2.            Leia 2 Coríntios 4:17,18. Como esse texto nos ajuda a entender as tribulações que um cristão sofre em nome da fé?

- Meu filho, não fique achando que é só com você. Deixe-me ler pra você o que diz em Malaquias 3:14: “Vós tendes dito: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?”. Viu? Desde os tempos do antigo Israel havia o mesmo questionamento. E a resposta de Deus já foi dada, veja os versos 17 e 18: “naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”.     

Pedro estava perplexo, não sabia que a Bíblia tinha o relato do questionamento que ele estava fazendo. Havia perguntado a Deus, e ali estava a resposta. Percebeu que a recompensa do justo não deve ser pautada no hoje. Decidiu, então, confiar em Deus.

No dia seguinte, soube que havia a possibilidade de cursar disciplinas de forma isolada em outras faculdades e creditar em seu histórico acadêmico. Com isso, em um ano, conseguiu cursar todas as disciplinas pendentes de seu curso.

Na noite da formatura, Pedro apareceu com a beca pronto para receber o “canudo” da graduação. Seus amigos custaram a acreditar.

- O que você está fazendo aqui? Está de brincadeira? – Questionou Tomás.

- Por incrível que pareça, eu vim colar grau junto com vocês – Respondeu Pedro.

- Mas como é possível? Você não tinha condições. Estava todo atrasado no curso? – Lucas perguntou.

- Pois é, Deus me abençoou. Ele abriu portas que eu nem sabia que existiam, e aqui estou. – Pedro falou com um sorriso de canto de boca, e com tom de satisfação.

- Cara, agora eu quem digo: “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”  – Lucas repetiu as palavras que Pedro repetia durante todo o curso para ele, em todos os momentos que não tinha resposta. Agora viu que o colega mais opositor de sua fé estava declamando a Bíblia para ele.

Naquela noite Pedro entrou no tapete vermelho, ao lado de sua mãe, sob os aplausos de todos ao seu redor, mas, no seu coração, entregava cada um deles a Deus, junto com uma oração: “Quem é como tu, ó meu Deus?” [Continua...]

Conhecer a paternidade de Deus é fundamental para se compreender a vida cristã.

J. J. Packer