Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Propósito [Ep. Final/Temp. 3]

Propósito “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28 Sempre soube que Deus tinha algum propósito pra minha vida. Passei por momentos em que custou-me acreditar, e outros em que cria, mas não queria aceitar. Decidi por […]


  • Compartilhar:

Propósito

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Romanos 8:28

Sempre soube que Deus tinha algum propósito pra minha vida. Passei por momentos em que custou-me acreditar, e outros em que cria, mas não queria aceitar. Decidi por muitas vezes seguir meus próprios caminhos, mas ainda assim, não tive como negar a presença da mão do Altíssimo sempre a me amparar.

Pedro não é apenas um personagem criado para incentivar discussões nas reuniões de Pequenos Grupos. Mas uma réplica de parte de minha história. Da mesma forma que os outros nomes foram colocados para preservar a identidade daqueles a quem respeito e tenho um carinho especial, Pedro foi, por essa temporada, o substituto do Tiago (eu). Que por mais incapaz de muitas coisas e falho em diversos aspectos, não tenho como negar a existência e ação de Deus.

Ainda lembro, como se fosse ontem, o dia em que um dos meus colegas ficou indignado ao me ver indo à igreja, faltando as disciplinas das sextas-feiras, indo ao Clube de Desbravadores assiduamente, namorando e noivando, e tendo o mesmo sucesso acadêmico que os alunos mais aplicados da turma.

Lembro quando o outro, no dia de nossa formatura, falou: “Tu és um crente que se garante! Um dia quero conhecer esse teu Deus, porque eu sei que Ele existe e é verdadeiro!”

Lembro também quando outro me perguntou: “Todos de nossa sala mudaram suas convicções religiosas ao longo do curso, exceto você, por quê?”, e eu respondi que achava que foi por que todos entraram nesse curso querendo descobrir quem eles eram, e eu já sabia quem era.

1.            Sabendo que Deus quer se comunicar através de sua vida, como você vê isso acontecendo na prática?

2.            Leia 1 Pedro 2:5, 9, 11-12 e diga como esses versos nos ajudam a entender nossa posição e postura no mundo em que vivemos.

3.            Qual a importância de um cristão não depender dos conhecimentos seculares para criar sua identidade?

Sabe, uma das coisas mais normais da vida de um cristão são os momentos de provação. Por mais que seja paradoxal para alguns, eu os vejo com grande utilidade, afinal é quando passamos por tribulações que descobrimos do que somos feitos e onde estávamos firmados. Vejo como uma oportunidade constante de crescimento e um chamado à renovação. Vejo como uma excelente oportunidade para finalmente darmos o espaço para Deus agir. Foi assim com Jacó, foi assim com Jó, foi assim com tantos outros personagens bíblicos. Foi nos momentos de fraqueza que Deus se revelou como a força salvadora. É como diz em Tiago 1:2-4: “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”.

Contrariando as expectativas de muitos, ainda continuo minha caminhada acadêmica com Deus. Depois de concluir aquele curso de história, graduei-me em Teologia, e estou em minha segunda pós-graduação. Nunca precisei transgredir os preceitos de Deus e, por isso mesmo, sei que devo tudo a Ele. Agora, vejo Deus me colocando em situações que não se resumem apenas a defender minha fé, mas, além disso, ajudar outros em suas lutas e questionamentos diários. Quem sabe Deus tenha o mesmo propósito para a sua vida!

Deus não quer algo de nós. Ele simplesmente nos quer.

C. S. Lewis