Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Pelo Menos +1 [Ep.10/Temp. 02]

“Honre o Eterno com tudo o que você possui: dê a Ele o primeiro e o melhor.”
Provérbios 3:9


  • Compartilhar:

Pelo Menos +1

“Honre o Eterno com tudo o que você possui: dê a Ele o primeiro e o melhor.”

Provérbios 3:9

A cena é emocionante: Oskar Schindler está diante de centenas de judeus que ele ajudou a salvar do holocausto. Essas pessoas agradecem por tudo o que aquele corajoso homem fez por elas, quando um homem se aproxima e lhe entrega um anel. O mesmo tem uma inscrição em hebraico que traduzida dizia: “Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro.” Oskar recebe o anel e, colocando em seu dedo, sussurra para o homem: “Eu poderia ter feito mais, poderia ter salvado mais.” O homem diz para Oscar que 1.100 pessoas foram salvas por ele, mas, em desespero, Schindler começa a chorar e dizer: “Se eu tivesse ganhado mais dinheiro, ou desperdiçado menos eu poderia ter salvado mais, pelo menos uma pessoa a mais”.

Essa cena pode ser vista no final do fantástico filme A Lista de Schindler, filme ganhador de 7 Oscars, e ela nos faz pensar como aquele homem, correndo tantos riscos, foi tão generoso e ao mesmo tempo pensamos em quanto temos feito tão pouco para salvar outras pessoas, principalmente quando o assunto tem a ver com nossos recursos.

Um homem disse certa vez: “Onde estou, prego com meus dons; onde não estou, prego com meus recursos”. Você já parou para refletir que suas ofertas são muito valiosas diante de Deus? O interessante é que nas Escrituras não existe adoração sem ofertas. Adoração e ofertas são praticamente inseparáveis. Em todas as histórias bíblicas quando alguém sozinho ou em conjunto ia adorar o Senhor, eles levavam suas ofertas. É só lembrar de Abel, Abraão, Jó, Israel no deserto, Davi, Salomão, os magos, Maria. Todos eles quando iam adorar a Deus levavam ofertas.

1.            Você acredita que a oferta é menos ou mais importante do que o dízimo?

2.            O que você acha que significa a expressão: Ninguém apareça de mãos vazias diante do Senhor, usada em Deuteronômio 16:16?

3.            Você acredita que devemos ter um plano de ofertas sistemático, estabelecido em porcentagem, ou devo doar conforme eu quiser a cada semana?

Mas muita atenção! A Bíblia deixa claro que minhas ofertas não podem ser dadas de qualquer forma, por impulso, ou simplesmente, ao vir o diácono passando a salva na igreja, eu oferecer o que tenho no bolso. Por ser tão sagrada, a oferta precisa ser voluntária (Êxodo 35:5), planejada (I Coríntios 16:2), proporcional a minha renda (Deuteronômio 6:17), e sistemática (Malaquias 3:8). Além de tudo isso, antes de entregar qualquer coisa para Deus eu preciso entregar o meu coração a Ele, porque é isso o que Ele mais deseja.

Quando entendemos isso, ao receber qualquer recurso, antes de gastarmos com nossas necessidades e desejos, devemos separar para Deus o que lhe pertence, tanto em dízimos, quanto em ofertas, afinal, devemos honrar a Deus com o primeiro e o melhor do que temos (Provérbios 3:9).

Quando trazemos nossas ofertas a Deus, elas simbolizam adoração, alegria e gratidão. Além disso, minhas ofertas representam um pedaço de mim, indo para a missão. Mas, muito além de tudo isso, ao trazer minhas ofertas para Deus, eu reconheço que Ele é o topo dos meus pensamentos e prioridades em minha vida e que eu posso, com minhas ofertas, salvar muitas pessoas, pois “Aquele que salva uma vida, salva um mundo inteiro”.

Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo.

Martin Luther King Jr.