Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Os Valores do Herói [Ep. 09/Temp. 01]

A SAGA DO HEROI Episodio 9-  Os valores do Herói “ e  Ele passou a ensiná-los, dizendo:” PLAY             Toda revolução traz sua filosofia de vida. E Cristo ao se estabelecer para o cumprimento de sua missão estabelece os pilares de sua ação, que depois foi identificado como cristianismo. Por onde passava espalhava sua filosofia […]


  • Compartilhar:

A SAGA DO HEROI

Episodio 9-  Os valores do Herói

“ e  Ele passou a ensiná-los, dizendo:”

PLAY

            Toda revolução traz sua filosofia de vida. E Cristo ao se estabelecer para o cumprimento de sua missão estabelece os pilares de sua ação, que depois foi identificado como cristianismo. Por onde passava espalhava sua filosofia de vida, mas foi no sermão do monte que Ele apresentou toda sua ética que revolucionaria o mundo desde então. Embora tivesse vindo séculos depois de Sócrates, Platão e Aristóteles, sua filosofia através de seus ensinos  ultrapassaria a filosofia grega e sua lógica para sempre. Para apresentar o caminho da salvação de todo o planeta ameaçado e condenado, o herói encarna plenamente os valores da mensagem divina.

            Em primeiro lugar destacamos a voluntariedade da massa em segui-lo. “Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte...” (Mateus 5:1), Não se tratava de uma popularidade virtual, ilusória e circunstancial das chamadas celebridades de hoje com seus milhões de seguidores no twitter, Facebook e principalmente no instagram.  Essas ditas “celebridades” são volúveis em sua filosofia de vida e fazem tudo pelo holofote e notoriedade.  Cristo, sem as redes sociais juntava quase 15 mil pessoas muito rápido, apenas pelo que era e ensinava. Sua coerência era o que chamava mais a atenção.

            Cristo começa com o tema de desejo universal: a Felicidade. Quem não quer ser feliz? Ele usa uma expressão “Bem aventurados”, que na palavra original significa literalmente “mais do que felizes. O que mais impressiona são os valores éticos que apresenta. Fala de pobreza diante de uma multidão que desejava riqueza, apresenta o choro como esperança do consolo. Diante de um contexto de guerra e atentados, Cristo fala de paz. “ E ainda vai além, propondo que cada um fosse um pacificador. “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. (Mat 5:9).

PAUSE

  1. Como podemos perceber que um ato de alguém revela os seus valores éticos?
  2. Leia Mateus 7:12, e identifique como nossas crenças e atitudes trazem efeito sobre o outro e nós mesmos?
  3. Observando o exemplo de Cristo em trazer ensinos que a multidão e os demais não esperavam, em que sentido o jovem cristão é desafiado a viver na contramão dos valores do mundo?

Os ensinos de Cristo causaram apreensão para os que ouviam, pois a filosofia do Herói não incluía armas, nem emoções humanas como ira, coragem e todas as outras que se esperam de um combatente na esfera humana. Um salvador e herói manso, humilde, que se penaliza não era o que eles estavam esperando. Cristo revoluciona com seus ensinos e mostra que seu lugar não é o trono, e que o seu reino não é aqui. No próximo episódio veremos que nosso herói mostrará que decidiu confiar a despeito das circunstâncias.

DESAFIO PRÁTICO-  LISTE COM  SEU #PGMYSTYLE DUAS BEM-AVENTURANÇAS QUE REPRESENTAM UM GRANDE DESAFIO HOJE, E OREM PEDINDO A DEUS QUE ESSES VALORES SEJAM DESENVOLVIDOS.

DESEJAMOS VIVER DE ACORDO COM NOSSAS CONDIÇÕES, E A ORAÇÃO NOS COLOCA A VIVERMOS SOB AS CONDIÇÕES DE DEUS.

EUGENE PETERSON