Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Senhor do Tempo [Ep. 04/Temp. 01]

Episódio 4 - O Senhor do Tempo “O Filho do Homem é Senhor do sábado.” Lucas 6:5 A astronomia busca explicar a razão da divisão do tempo. O fenômeno da rotação explica a razão de o dia ser de 24 horas; o movimento da lua com a terra e o sol explica porque dividimos o […]


  • Compartilhar:

Episódio 4 - O Senhor do Tempo

“O Filho do Homem é Senhor do sábado.”

Lucas 6:5

A astronomia busca explicar a razão da divisão do tempo. O fenômeno da rotação explica a razão de o dia ser de 24 horas; o movimento da lua com a terra e o sol explica porque dividimos o ano em meses; o tempo que a terra leva para dar uma volta ao sol explica o porquê de o ano ter 365 dias, porém, nenhum fenômeno explica por que dividimos o tempo em semanas. Há apenas um registro confiável que dá a explicação plausível para essa tradição milenar - o livro de Gênesis.

O relato da divisão da semana em 7 dias, nos revela que o sábado está intimamente ligado à criação do mundo e ao relacionamento entre Deus e Seus filhos. Deus separou o sétimo dia e nele descansou, abençoando-o e santificando-o (Gênesis 2:2-3). E a partir daquele momento, guardar o sábado seria um sinal daqueles que desejam na terra colocar Deus em primeiro lugar (Ezequiel 20:12-20).

Será que para Deus o sábado é importante? Max Lucado responde a essa pergunta com a seguinte afirmação: “Das dez declarações entalhadas nas tábuas, qual ocupa mais espaço? Assassinato? Adultério? Roubo? Você pode pensar que sim. Certamente, todas elas merecem ampla cobertura. Porém, curiosamente, estes mandamentos são tributos à brevidade. Deus precisou apenas de duas palavras, para condenar o adultério, o roubo e o assassinato. Mas quando chegou ao tópico do descanso, uma sentença não seria suficiente”.

As 24 horas do sábado tornam-se, assim, momentos especiais em que nos encontramos com Deus. Nesse dia, abandonamos os nossos próprios interesses (Isaías 58:13-14), vamos à igreja (Lucas 4:16) e adoramos ao Senhor. O sábado nos lembra que temos um Deus, Criador e Redentor. Não é simplesmente o que não fazemos neste dia que o torna especial, mas o que Deus faz conosco, e o que fazemos pelo próximo nesse dia é que será levado em conta, afinal, o sábado é o dia de fazer o bem (Mateus 12:12). Como alguém disse certa vez: o sábado é o Santuário no Tempo, onde podemos nos encontrar com Deus.

1.            Por que separar outro dia que não seja o sábado para adorar a Deus não é suficiente?

2.            Se quando Deus criou o mundo não havia pecado, e Ele já estabelece o sábado nessa ocasião, então o sábado não foi dado apenas para o descanso físico. Quais os outros propósitos do sábado?

3.            Quais são as maiores dificuldades do mundo atual para se guardar o sábado?

O sábado é um eco do Éden. A cada sábado, de pôr do sol a pôr do sol (Levítico 23:32), podemos desfrutar um pouco do que será na eternidade, pois podemos passar esse dia inteiramente ao lado de Deus, e por falar em eternidade, a Bíblia diz que lá também vamos guardar o sábado (Isaías 66:22-23).

Jesus foi claro. Ele é o Senhor do sábado, e quando separamos esse dia para Ele, declaramos que Ele ocupa o topo de nossa mente. A mensagem de Deus é simples: Se a criação não veio abaixo quando Eu descansei; também não irá, se você descansar.

Temos que ter pelo menos um dia por semana para observar o que Deus está fazendo, quando não estamos fazendo nada.

Eugene Peterson