Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Sacrifício [Ep. 06/Temp. 02]

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Gênesis 22:2 - Um estágio seria perfeito! – exclamou Pedro para seus colegas. – Teria dinheiro para comprar os livros necessários, […]


  • Compartilhar:

“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.”

Gênesis 22:2

- Um estágio seria perfeito! – exclamou Pedro para seus colegas. – Teria dinheiro para comprar os livros necessários, e ainda pra começar minha independência.

Pedro sempre teve um comportamento de autonomia perante sua família. Agora na faculdade, percebia que poderia contribuir um pouco mais em casa diminuindo, ao menos, a carga dos seus pais, se pagasse por suas próprias despesas.

Naquela noite, antes de dormir, orou a Deus e pediu uma oportunidade de trabalho que estivesse ligada ao seu curso e que não entrasse em conflito com sua religião. Supreendentemente, no outro dia, Tomás o recebe na porta da sala de aula com uma notícia:

- Cara, a universidade abriu inscrições para estagiários em nossa área, vamos?

Não tinha como Pedro imaginar algo diferente de estar vendo Deus respondendo à sua oração. Era tudo o que ele queria: Bom pagamento, de segunda a sexta, no contraturno da faculdade e ligado ao seu curso.

Na secretaria, tiveram a informação de que o estágio era apenas para alunos do terceiro ano e que falassem inglês. Apesar dos dois ficarem desanimados por estarem no segundo ano, Tomás sabia que Pedro tinha fluência na língua inglesa e o convenceu a conversar com o coordenador do projeto para tentar uma exceção. Depois de uma breve entrevista, o professor gostou tanto que autorizou Pedro a ingressar no processo seletivo que seria na sexta-feira seguinte.

- Uau! Como o Senhor é perfeito, meu Deus! – Pedro vibrava a cada indicativo da ação divina sobre sua vida.

1.            Em qual situação a sua fé é provada, na bonança ou na provação?

2.            Qual a sua reação natural frente ao “silêncio” de Deus?

3.            Leia Hebreus 11:1. Qual o significado desse texto na sua vida?

Lá estava Pedro pontualmente para a primeira fase da seleção. O fiscal entra na sala para aplicar a avaliação escrita, mas antes dá um aviso:

- Pessoal, como estava informado no formulário de inscrição, comunicamos que a segunda fase da seleção começará pontualmente às 8h, amanhã nesse mesmo local.

- Amanhã? Pedro quase gritou – Mas é sábado! – Nesse momento, seu coração congelou.

Não conseguia acreditar no que ouvia. De fato, havia visto as datas no formulário, mas estava tão empolgado com as vitórias, que não associou a data ao dia. Agora, se quisesse continuar, teria de transgredir o sábado. Não conseguiu começar a responder à prova. Ficou questionando a Deus, por que Ele permitiu tudo aquilo? Se era pra chegar naquele impasse e não poder estar presente na segunda fase, então por que o fez passar por todo aquele processo?

Começou a questionar se o que tinha vivido tinha sido uma resposta direta de Deus, ou apenas um fruto do desejo de sua mente. Pediu uma resposta imediata de Deus. Como não ouviu nada além do barulho dos companheiros de sala, percebeu que não fazia sentido continuar ali. Daí veio em sua mente a ideia de que se Deus o havia conduzido até ali, talvez fosse um teste para escolher entre o estágio e Ele, semelhante ao de Abraão no monte Moriá.

- Então, assim seja! – Pedro pegou sua prova em branco, se levantou, entregou ao fiscal e saiu, com um sorriso no rosto, na certeza de que fez o sacrifício que “Deus havia exigido”. [Continua...]

A única maneira de se definir o limite do possível é ir além dele, para o impossível.

Arthur C. Clarke