Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Messias [Ep. 10/Temp. 03]

“Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão.”
Daniel 9:23


  • Compartilhar:

O Messias

“Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão.”

Daniel 9:23

Babilônia, 538 a. C. Os persas haviam acabado de vencer os babilônicos. Nossos sábios entenderam aquilo como um bom presságio. Estudando as Escrituras, eles perceberam que Jeremias havia profetizado que a desolação do povo duraria apenas 70 anos. Eles também notaram que o profeta Isaías havia predito que Ciro seria um libertador para nossa nação, e que em seus dias ele ordenaria a reconstrução de Jerusalém e do templo do Senhor (Isaías 44:28). Era o raiar da esperança no horizonte de nossa nação. Daniel, contudo, ainda andava perturbado com a visão das tardes e manhãs.

Enquanto um sorriso brotava em toda uma nação, o profeta agonizava em oração: “Ouve, nosso Deus, as orações e as súplicas do teu servo. Por amor de ti, Senhor, olha com bondade para o teu santuário abandonado” (Daniel 9:17). “Senhor, ouve! Senhor, perdoa! Senhor, vê e age! Por amor de ti, meu Deus, não te demores, pois a tua cidade e o teu povo levam o teu nome” (Daniel 9:19). As batidas do coração de Daniel continuavam em harmonia com a eternidade. Enquanto a esperança nos era devolvida, Daniel, desesperado, ora para que Deus não sofra mais. Ele pensava nas blasfêmias que ouvira do chifre pequeno na visão. Pensava na profanação do santuário celestial. Pensava que Deus não deveria suportar mais sofrimentos do que já suportara.

Quando um homem coloca os interesses de Deus acima dos próprios, o Céu se move em seu favor. Gabriel, emissário do Céu, cruzou as galáxias numa velocidade superior à da luz e trouxe para o profeta em agonia o maior dos consolos: a certeza da vinda do Messias. Ele explicou que, a partir do decreto de reconstrução de Jerusalém, as ampulhetas cósmicas iniciariam uma contagem regressiva de 70 semanas proféticas até que o Messias viesse a esta terra, fosse ungido, morto, e estabelecesse a Nova Aliança, não apenas com os judeus, mas com todos os povos. Oh! Como aguardamos por isso!

O Messias foi a primeira promessa do Eterno para a humanidade (ver Gênesis 3:15). Nossos ancestrais aguardam Sua vinda há milênios. Adão, o jardineiro, esperou que ele viesse em seus dias. Abraão, nosso pai, achava que Ele seria o filho da Promessa. Moisés, o grande profeta, predisse o seu nascimento. De geração em geração, nós O aguardamos. Sabíamos que Ele viria na plenitude dos tempos (Gálatas 4:4), mas apenas um entre todos os nossos sábios foi consolado com a certeza das datas de Seu ministério: Daniel, conhecido entre os anjos como homem muito amado (Daniel 9:23).

O decreto final para a reconstrução de Jerusalém foi assinado em 457 a.C. A partir dali, a profecia das 70 semanas proféticas (490 anos) se cumpriu com exatidão. Quarenta e nove anos para a reedificação de Jerusalém, nossa cidade santa. Quatrocentos e trinta e quatro anos até a unção do Cristo em Seu batismo no Jordão e, na metade da última semana, como estava profetizado, o Messias foi morto, e Seu sangue foi derramado como sacrifício definitivo e símbolo da Nova Aliança de Deus com os homens.

Sim, a palavra de Deus se cumpriu com exatidão nos dias do Novo Testamento. Daniel já descansava em seu túmulo há mais de 500 anos, mas o Senhor cumpriu detalhadamente o que havia revelado ao Seu profeta, provando que vale a pena confiar em Sua palavra.

1.            Em suas orações, você tem se preocupado mais com seus próprios interesses ou com os de Deus?

2.            Quando Daniel estava triste, seu consolo era saber que o Messias viria. Você também sente consolo ao saber que Ele voltará?

3.            Quando foi a última vez que você consolou alguém falando de Cristo? Conta como foi.

Ele disse que viria, veio. Ele disse que morreria, morreu. Ele disse que ressuscitaria, ressuscitou. Ele disse que voltaria, então, aguarde-O.

Anônimo