Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Intocável [Ep. 09/Temp. 02]

Episódio 9 - O Intocável “Os meus olhos estão sobre os fiéis da Terra. O que anda em reto caminho, este me seguirá.” Salmo 101:6 Possivelmente você já ouviu o mito grego do rei Midas. Segundo essa lenda, após Midas ajudar o pai de criação de Baco, esse deus, muito benevolente, concedeu um pedido a […]


  • Compartilhar:

Episódio 9 - O Intocável

“Os meus olhos estão sobre os fiéis da Terra. O que anda em reto caminho, este me seguirá.”

Salmo 101:6

Possivelmente você já ouviu o mito grego do rei Midas. Segundo essa lenda, após Midas ajudar o pai de criação de Baco, esse deus, muito benevolente, concedeu um pedido a Midas. Este, sem refletir muito, pediu o dom de transformar em ouro tudo o que por ele fosse tocado. Baco realizou o pedido. O rei Midas voltou para casa feliz. Transformou várias coisas em ouro pelo caminho. Porém, ao chegar em casa, quando foi comer, ao tocar no pão, este foi transformado em ouro. Ao pegar a taça de vinho esta se transformou em ouro líquido. Midas ficou desesperado ao perceber que jamais poderia se alimentar novamente. Sua filha, Phoebe, tentou socorrê-lo e, ao tocá-lo, transformou-se em uma estátua de ouro. Mais desesperado ainda, Midas pediu a Baco que este o livrasse daquilo que, na verdade, era uma maldição. Baco consentiu e disse a Midas que deveria se banhar na fonte do rio Pactolo para que pudesse se lavar do castigo. Arrependido de sua ganância, Midas voltou aos campos, longe das cidades.

Ganância, egoísmo, todos nós já nascemos com propensão a essas coisas. Quando o pecado entrou no mundo, Deus colocou alguns princípios para que nós vencêssemos o egoísmo do nosso coração, e entre esses está o do dízimo.

O dízimo não é uma invenção humana. Nós o encontramos nas páginas das Escrituras, desde Abraão, Jacó, o povo de Israel, até os dias de Jesus. Assim como Adão e Eva tinham na árvore do conhecimento do bem e do mal uma prova para confiar em Deus, nós também temos todos os dias. O mais surpreendente é que Deus chama o dízimo de santo! (Levítico 27:30). Sendo santo, ele é sagrado, separado, intocável. Não me pertence!

1.            Se Deus é dono de tudo e não precisa de dinheiro, por que devemos dizimar?

2.            Como você responderia a uma pessoa que declara que o dízimo foi ordenança apenas para o povo de Israel?

3.      Eu posso utilizar meu dízimo naquilo que eu achar importante, como ajudar uma família pobre ou na reforma da igreja? O que quer dizer Casa do Tesouro em  Malaquias 3:10?

Para entender essa relação: Deus – dinheiro – você, é fundamental entender quem é Deus e quem somos nós. A Bíblia declara que Deus é o Criador (Gênesis 1:1) e dono de todas as coisas (Salmos 24:1). Já os seres humanos são criaturas (Gênesis 1:27), dependentes e tudo o que têm, só têm porque recebem como presente de Deus. Somos, assim, administradores de tudo o que foi Criado por Deus. Como disse Hernandes Dias Lopes: “o problema não é ter dinheiro, mas o dinheiro nos ter. O problema não é a riqueza, mas a riquza sem Deus. O problema não é guardar dinheiro no banco, mas entronizá-lo no coração”.

Deus não quer o nosso dinheiro, afinal, Ele é o dono da prata e do ouro (Ageu 2:8), ao contrário disso, Ele quer o nosso coração (Provérbios 23:26), mas Deus, que é sabedor de tudo, entende que por natureza o nosso coração é como o de Midas, egoísta, avarento, ganancioso, e somente um coração transformado, que O ama, pode confiar naquele que tudo pode e devolver aquilo que não lhe pertence, mas pertence a Deus. E é por isso que Ele diz: onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração. (Mateus 6:21)

Os olhos de Deus estão sobre os fiéis da Terra (Salmos 101:6), aqueles que O colocam em primeiro lugar, aqueles que antes de pensarem primeiro em suas necessidades e seus sonhos, pensam, amam e apoiam os sonhos de Deus.

Deus pode mover o mundo para abençoar você, mas mais do que isto, ele quer usar você para abençoar o mundo.

Thiago Alves