Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Inquérito [Ep. 13] Novo Mundo

Dennis Prager, fundador da Prager University, atestou: nenhum documento na história mudou tanto o mundo para melhor como os dez mandamentos. Segundo ele, “a civilização ocidental, os direitos humanos universais, a igualdade de direitos alcançada pelas mulheres, o fim da escravidão, e a democracia não teriam sido desenvolvidos sem os Dez Mandamentos.” Antes do decálogo, […]


  • Compartilhar:

Dennis Prager, fundador da Prager University, atestou: nenhum documento na história mudou tanto o mundo para melhor como os dez mandamentos. Segundo ele, “a civilização ocidental, os direitos humanos universais, a igualdade de direitos alcançada pelas mulheres, o fim da escravidão, e a democracia não teriam sido desenvolvidos sem os Dez Mandamentos.”

Antes do decálogo, as religiões pagãs acreditavam que os indivíduos deveriam fazer algo para seus deuses, a fim de agradá-los ou aplacar sua ira. Em outras palavras, os deuses exigiam sacrifícios para aplacar a sua ira, ou para alimentá-los. O que há de mais revolucionário no Deus apresentado pela Bíblia é que o conjunto de regras morais que ele prescreve nos Dez Mandamentos são em grande parte normas para facilitar o convívio social. Em outras palavras, o que podemos fazer para Deus? Tratar sua criação e suas criaturas com dignidade.

Os dez mandamentos inauguram na humanidade uma nova forma de ser humano. Não é à toa que a Lei foi dada a ex-escravos. A escravidão é uma condição inumana em sua essência. Ter dono e ser tratado como propriedade roubava do povo a dignidade e honra de ser humano. O que Deus inicia no Sinai, com os Dez mandamentos, é o longo processo de ensinar pessoas que são vistas como objeto em como ser humanos de novo, indivíduos que aprenderão a viver em autêntica comunidade humana.

1. No paganismo, as pessoas faziam sacrifícios para atrair a atenção de seus deuses irados. Você acha que às vezes nós vivemos uma espécie de paganismo nos dias atuais?

2. Se a maior parte da Lei (pelo menos seis dos dez mandamentos), está ligada ao nosso relacionamento com o próximo, você não acha que a maneira como nós tratamos o nosso próximo é o fator mais importante da nossa religião?

3. Depois de tudo que você aprendeu nesta lição, como você acha que os Dez mandamentos podem ajudar a formar um mundo melhor?

Durante séculos, os judeus celebram o recebimento da Lei na festa de Pentecostes. O Pentecostes celebrava a colheita, a liberdade, a visitação de Deus no Sinai e a ordem que veio com o decálogo. Foi exatamente no meio da celebração de gratidão pela Lei Moral que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos e os habilitou para expandirem o Reino de Deus, pregando o evangelho para todo mundo.

Isso demonstra que o verdadeiro povo de Deus tem as suas leis no coração (Jr 31:33) e são gratos por terem recebido dentro de si um desejo ardente de propagar para todos a grandeza, a bondade, a misericórdia e o amor que jorram da Lei de Deus.

Desafio Prático: Planejar uma ação evangelística continuada para o nosso PG mostrar ao mundo o amor que jorra da Lei do nosso Senhor.

A Lei dos dez mandamentos é uma prescrição médica de Deus para uma sociedade doente

Rabino Bejamin Blech