Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Inquérito [Ep. 11] Cobiça

A última evidência é analisada. Inesperadamente, a defesa do Rei havia guardado um trunfo na manga. Agora, era hora de expor a rebelião: “Eles sempre quiseram o lugar do Rei e o que pertence a Ele. A Lei é contra isso, e por isso eles são contra a Lei. Toda a motivação da rebelião é […]


  • Compartilhar:

A última evidência é analisada. Inesperadamente, a defesa do Rei havia guardado um trunfo na manga. Agora, era hora de expor a rebelião: “Eles sempre quiseram o lugar do Rei e o que pertence a Ele. A Lei é contra isso, e por isso eles são contra a Lei. Toda a motivação da rebelião é o desejo desenfreado de ter o que não é deles. A cobiça, proibida na Lei, é a mola propulsora da rebelião”.

Aquele era o golpe de misericórdia nos revolucionários. Todos sabiam que a rebelião não era simplesmente uma oposição às Leis. Era uma tentativa de usurpação, motivada pela cobiça. E, se esse sentimento tomasse conta do universo, não haveriam limites para a corrupção. Por isso, a Lei não se preocupa apenas com as nossas ações, mas também com as nossas intenções.

O décimo mandamento é singular. Todos os outros mandamentos proíbem atos. Este é o único dos dez que proíbe pensamentos. Do sexto ao nono mandamentos temos a proibição expressa do assassinato, do adultério, do roubo e do perjúrio. O décimo mandamento, em contrapartida, proíbe a causa de tudo isso: a cobiça. Cobiçar não é apenas querer ou desejar. É querer o que não se pode ter e desejar o que é de outra pessoa.

1. O décimo mandamento avalia as nossas intenções e não apenas nossas ações, o que isso nos ensina sobre a religião bíblica?

2. Qual a ligação entre cobiça e consumismo? Você se considera uma pessoa consumista? Por quê?

3. Você acha que corremos o perigo de viver uma relação cobiçosa com Deus, mais preocupados com os seus presentes que com a sua presença em nossas vidas?

O décimo mandamento não está nesta posição ocasionalmente. Ele é um arremate da Lei, uma lembrança final de que é na mente onde se originam os pecados que nos destroem. Além do mais, este é o único mandamento em que a mesma ordem (não cobiçarás) é utilizada duas vezes para acentuar a sua importância entre os demais.

 Se o décimo mandamento fosse observado, os principais males causados à sociedade (assassinato, adultério, roubo e perjúrio) estariam à beira da extinção. Entretanto, parece que hoje em dia nos preocupamos apenas com os pecados exteriores, como o adultério, o assassinato e a quebra do sábado. Pouca ou nenhuma atenção é destinada ao décimo. No entanto, Ellen White escreveu: “O maior pecado que há presentemente na igreja é a cobiça” (Testemonies, vol. 1, pág. 194).

A defesa do Rei praticamente aniquilou as chances da rebelião. A lei foi analisada e passou no teste. Entretanto, antes que o veredito seja dado, os rebeldes têm um argumento que pode virar a mesa. Não perca o próximo episódio do inquérito.

Desafio Prático: Ore essa semana sem pedir coisas a Deus, apenas desfrutando sua presença.

“A cobiça é a mãe do pecado e a avó da morte”

Hernandes Dias Lopes