Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Inquérito [Ep. 10] Mentira

A principal luta da rebelião tinha relação com um aspecto da Lei que era sua espinha dorsal: a verdade. Por isso, eles tentaram relativizá-la e destruí-la. A verdade era o principal ponto de contradição entre os rebeldes e o Rei. Para os anjos caídos, a verdade era cruel, insensível e exclusivista. O líder do movimento […]


  • Compartilhar:

A principal luta da rebelião tinha relação com um aspecto da Lei que era sua espinha dorsal: a verdade. Por isso, eles tentaram relativizá-la e destruí-la. A verdade era o principal ponto de contradição entre os rebeldes e o Rei. Para os anjos caídos, a verdade era cruel, insensível e exclusivista. O líder do movimento de oposição ficou conhecido como Pai da Mentira (Jo 8:44), um título que demonstrava aberta rivalidade contra a natureza daquele que é a própria Verdade (Jo 14:6).

Há muitos valores importantes para a manutenção da sociedade, mas nenhum deles é mais importante que a verdade. Os crimes mais hediondos da história da humanidade foram cometidos sob a bandeira da mentira. O primeiro pecado foi incitado por uma mentira: “é certo que não morrereis” (Gn 3: 3:4). De lá para cá, traficantes de escravos, nazistas e terroristas cometeram inúmeras atrocidades sempre baseando suas ações em ideologias mentirosas contra suas vítimas.

Em pleno século XXI, a mentira virou uma epidemia viralizada nos principais meios de comunicação e principalmente, nas redes sociais. A mentira digitalizada ganhou um nome elegante: Fake News. Elas são as vozes de aproveitadores que manipulam sentimentos coletivos de indignação e a credulidade de muitos. As fake news criam uma sociedade ilusória, espalham medo e

difamação e suas consequências são devastadoras.

1. Você já foi vítima ou espalhou sem querer Fake News? Como você se sentiu ao se dar conta que aquilo não era verdade?

2. Alguém já espalhou boatos sobre você que prejudicaram a sua reputação ou a sua vida? Como você reagiu? Você seguiu os princípios de Mateus 18: 15-17?

3. Você já falou mal de alguém, sem conhecer essa pessoa, apensas influenciado pela opinião dos outros? Isso não seria transgressão deste mandamento?

Pode ser que acreditemos que o nono mandamento proteja apenas o próximo, evitando que ele seja vítima de injustiça, fraude ou calúnia. Entretanto, ele também é um manifesto de autoproteção. Ele evita a nossa deterioração. Em um mundo onde a verdade é ausente, multiplicam-se impostores. A verdade é o componente básico da justiça. Sem a verdade, as relações humanas serão lesionadas ou mutiladas. Mentiras e fake news causam na sociedade feridas que só a verdade das Boas Novas poderão restaurar.

Resta apenas uma prova a ser analisada no Inquérito. Em breve, teremos o desfecho desta história. Mas na reta final do inquérito, podem surgir surpresas. Se desconectar delas, pode impedir você de fazer a escolha certa.

Desafio Prático: Se você está sendo alvo de fake news, que tal praticar Mateus 18: 15-17? Esse não é um desafio para essa semana, é para a vida toda!

“ A paz se possível, mas a verdade a qualquer custo”

Martinho Lutero