Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Inquérito [Ep. 06] Honra

No regime que os anjos rebeldes queriam implantar, as figuras de autoridade deveriam ser evitadas, ou até mesmo, abolidas. Eles argumentavam que o governo baseado na Lei tinha um acúmulo de figuras de autoridade. Para eles, se já era um absurdo honrar o Rei, imagine honrar figuras humanas apenas pelo vínculo genético. Honrar o pai […]


  • Compartilhar:

No regime que os anjos rebeldes queriam implantar, as figuras de autoridade deveriam ser evitadas, ou até mesmo, abolidas. Eles argumentavam que o governo baseado na Lei tinha um acúmulo de figuras de autoridade. Para eles, se já era um absurdo honrar o Rei, imagine honrar figuras humanas apenas pelo vínculo genético. Honrar o pai e a mãe era um ultraje a vida comum, em que todos deveriam ser iguais.

Aqueles que permaneciam fiéis ao Rei, contudo, argumentavam o óbvio: a segunda parte do quinto mandamento não é apenas uma promessa, é também uma consequência. Se estas figuras deixassem de ser honradas em uma sociedade, ela estaria fadada a autodestruição. Pais e mães que não são honrados, deixam de ser base de autoridade e se tornam, essencialmente, amiguinhos adultos para seus filhos, anulando assim, os referenciais de autoridade moral desde a infância. O egoísmo se apossaria da humanidade e o “Eu” se tornaria a base das decisões.

Para evitar isso, logo depois dos mandamentos que nos ensinam a amar a Deus, a seção de amor ao próximo começa com a honra aos pais. Isso significa que eles são os mais próximos de nós e, ao mesmo tempo, são os mais próximos de Deus. Honrar os pais é uma forma de reconhecer desde o início da vida que existe uma autoridade moral acima da nossa, que deve ser respeitada e acatada.

  1. Para você, por que o mandamento ordena honrar os pais e não amá-los ou obedecê-los? Quais são as diferenças entre estas três atitudes (honrar, amar e obedecer)?
  2. Alguém pontuou que antes a sociedade estimulava a honra e o respeito aos pais, já hoje, os filhos se tornam as figuras a serem honradas. Na sua opinião, quais as consequências disso?
  3. Jesus, sem dúvidas, era muito melhor que seus pais. Ele era perfeito, eles imperfeitos. Ainda assim ele os honrou. Diante disto, que desculpa aceitável alguém pode ter para desonrar o seu pai ou a sua mãe?

Ser filho é talvez o único relacionamento universal, porque, nem todas as pessoas se casam ou tornam-se pais. Por isso, o mandamento é para os filhos e não para os pais. É preciso, portanto, aprender a ser filho. Honrar os pais não é uma sugestão dada para aqueles que concordam com eles. É um mandamento para todos.

Honrar seus pais é tratá-los de forma única. Isso significa que cuidado, respeito, atenção, carinho e até mesmo perdão para eles devem ser em doses muito maiores que para outros. Quem age assim, não só vive melhor como melhora o mundo. O Rei e a Lei continuam sob inquérito. Na próxima semana, mais um ponto da Lei precisa ser esclarecido. Participe! Perder isto, pode impedir você de fazer a escolha certa!

Desafio Prático: Ao chegar em casa, agradeça a seus pais por tudo que eles fizeram por você. Peça perdão, se necessário. Em seguida, ore com eles e por eles.

“Uma criança a quem se permite ser desrespeitosa com seus pais não terá verdadeiro respeito por ninguém"
Billy Graham