Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Inquérito [Ep. 05] Excessos

De todos os mandamentos da Lei de Deus, o quarto é, sem dúvidas, o mais cercado por controvérsias e polêmica. A vigência deste mandamento chega a ser questionada até mesmo por muitos cristãos. A proposta de anulação da Lei por parte dos anjos rebeldes, embora não tenha sido bem-sucedida em sua totalidade, foi de certa […]


  • Compartilhar:

De todos os mandamentos da Lei de Deus, o quarto é, sem dúvidas, o mais cercado por controvérsias e polêmica. A vigência deste mandamento chega a ser questionada até mesmo por muitos cristãos. A proposta de anulação da Lei por parte dos anjos rebeldes, embora não tenha sido bem-sucedida em sua totalidade, foi de certa forma efetiva em relação a este mandamento. Talvez, por ele ser o maior dos estatutos, ocupando cerca de trinta por cento do texto da Lei, virou o alvo principal do ataque dos anjos desertores.
Entretanto, o mandamento do sábado talvez tenha sido o preceito mais transformador para a humanidade. Pela primeira vez na história, a sociedade saberia que todos têm direitos humanos fundamentais. Não há distinção entre homens e mulheres, pais e filhos, patrões e empregados, nativos e estrangeiros. Não são as relações de poder que os definem. No sábado todos são iguais, todos são, apenas, filhos de Deus. Além do mais, este mandamento não apenas igualou a humanidade, mas também foi a primeira Lei na história ditada em benefício dos animais, garantindo dignidade também a estes.
Guardar o sábado também é uma vacina contra um mundo workaholic, um alerta contra o risco de colocarmos o nosso valor nos cifrões que produzimos. No Egito, o valor do escravo hebreu era medido pela quantidade de tijolos que ele era capaz de fabricar para as construções faraônicas daquele império. Ele era tratado como uma propriedade, não como um ser humano. O sábado é o dia para que o povo recorde que não está mais no Egito. Seu valor não está em sua produção, mas no amor de seu Libertador. Pessoas que insistem em trabalhar sete dias por semana continuam sendo escravos de um sistema que valoriza o dinheiro em detrimento a vida.

  1. Para você, guardar o sábado é algo pesado ou prazeroso?
  2. Você concorda que um milionário que trabalha sete dias por semana não passa de um escravo rico? Se sim, escravo de quê?
  3. O que nós estamos fazendo aos sábados para mostrar às pessoas que todos são filhos de Deus, iguais perante Ele? Se não estamos fazendo nada, o que vamos fazer?
    Aquele que nos criou sabe que nossa natureza desgovernada facilmente nos leva a cometer excessos. O mandamento nos lembra que a autoridade dos pais, dos patrões, das nações e até dos criadores de animais tem um limite. Lembrar da santidade do sábado, é lembrar de quem realmente governa a vida. Por isso somos convidados a parar. Parar é um ato de fé que indica confiança nAquele que pode governar a minha vida melhor do que eu posso, mesmo com todo meu esforço.
    A Lei e o Rei permanecem sob ataque. No próximo encontro, você verá o efeito da Lei dentro de um lar. Não saber disso, pode impedir você de fazer a escolha correta.
    Desafio Prático: Junto com todos do PG, ir às ruas e falar sobre o sábado de maneira criativa.
    “ Seis dias por semana procuramos dominar o mundo; no sétimo dia, tentamos dominar o eu"
    Abraham Heschell