Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Inquérito [Ep. 03] Imagem

Mesmo depois que os rebeldes foram expulsos da capital, após o conflito com as tropas do Príncipe, os anjos desertores continuaram com as suas reivindicações. Eles insistiam que o artigo segundo da constituição, que proibia a utilização de imagens, era uma arbitrariedade do Rei e uma norma fútil demais para se preocupar: - “Isso é […]


  • Compartilhar:

Mesmo depois que os rebeldes foram expulsos da capital, após o conflito com as tropas do Príncipe, os anjos desertores continuaram com as suas reivindicações. Eles insistiam que o artigo segundo da constituição, que proibia a utilização de imagens, era uma arbitrariedade do Rei e uma norma fútil demais para se preocupar: - “Isso é abuso de autoridade!” – diziam eles – “São apenas figuras! Por que a Lei condenaria algo tão irrelevante? Existem tantas coisas mais importantes com as quais o Rei deveria se preocupar!” Entretanto, o Rei insistia que esta era uma lei necessária. Os humanos não deveriam fazer imagens de Deus simplesmente porque eles já eram a Sua imagem (Gn. 1:27)! Um Deus vivo precisa ser representado por imagens vivas. Utilizar matéria sem vida – por mais suntuosa que esta seja – fere o principal atributo do Senhor: Ele é Deus dos vivos (Lc. 20:38). Além do mais, ídolos são insuficientes. Pois eles apenas demonstram umas poucas características da divindade. Se você constrói um ídolo, logo vai perceber que precisará de outros. É um ciclo vicioso. Uma hora você precisa de um deus para o amor, na outra você precisa de um para a guerra, e assim por diante. Foi exatamente por isso que João Calvino concluiu: “O coração humano é uma fábrica de ídolos”.

  1. Você acha importante ter um mandamento só para falar sobre a idolatria? Por quê?
  2. Um ídolo é tudo o que ocupa o lugar de Deus na vida de alguém. Refletindo nisso, quais são os novos ídolos a quem nossa geração tem adorado? Justifique sua resposta.
  3. Se nós somos a imagem de Deus (ainda que desfigurada pelo pecado), qual atributo da humanidade, na sua opinião, mais reflete a glória de Deus?

Na antiguidade, ter acesso à imagem de uma divindade também significava que você podia manipulá-la. Na cultura nordestina, algumas mulheres colocavam a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo para castigá-lo porque o pobre santo não havia encontrado um marido para a donzela encalhada. Com a proibição da idolatria, Deus estava demonstrando que Ele não poderia ser controlado pelos homens. Era como se dissesse: “Eu não quero que vocês me carreguem em suas costas. Podem deixar que eu mesmo carrego vocês.” A lei continua sob ataque. No próximo encontro, você conhecerá o ponto mais mal compreendido da Lei de Deus. Perder isso pode impedir você de fazer a escolha correta.
Desafio Prático: Encontrar quais são os ídolos que possuo e me livrar deles. No próximo encontro, relatar a experiência.

“Somos uma miniatura daquilo que Deus é em sua forma infinita.
A. W. Tozer