Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Inquérito [Ep 02] Liberdade

A rebelião iniciada na capital do Reino logo ganhou apoio da humanidade. Os humanos, embora fossem conforme a imagem de Deus (Gn 1:27), decidiram unir-se ao motim iniciado pelo querubim. Todavia, desde que eles aderiram ao motim, começaram a ter um comportamento jamais visto no universo. Em sua perversidade, eles inventaram muitos males: guerra, prostituição, […]


  • Compartilhar:

A rebelião iniciada na capital do Reino logo ganhou apoio da humanidade. Os humanos,

embora fossem conforme a imagem de Deus (Gn 1:27), decidiram unir-se ao motim iniciado pelo querubim. Todavia, desde que eles aderiram ao motim, começaram a ter um comportamento jamais visto no universo. Em sua perversidade, eles inventaram muitos males: guerra, prostituição, canibalismo e a asquerosa prática da escravidão.

Por alguma razão especial, o Rei decidiu intervir na Terra, iniciando um movimento de resistência à rebelião. O Soberano fez então, uma aliança com um grupo de humanos conhecidos como hebreus e os libertou da escravidão que viviam no Egito. Ao declará-los livres, apresentou-lhes as mesmas Leis que regiam a capital do Reino.

Os anjos desertores prontamente ampliaram as suas acusações contra o Rei:

– Vejam o que Ele está fazendo com esses hebreus! Ele prometeu liberdade, mas logo que possível ordenou que obedecessem àquelas leis hediondas da capital. Ele os tirou das mãos do rei do Egito para tornar-se seu novo Faraó!

Em defesa do Rei, um homem hebreu conhecido como o Profeta declarou:

– Ouça, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor. (Dt 6:4). As palavras do Profeta ecoavam o primeiro artigo da constituição divina: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20:4). O Profeta e os hebreus sabiam que o Deus que os libertara era diferente dos deuses que eles haviam conhecido até então. Eles eram inconstantes, irados, arbitrários, escravizavam os Humanos, e o pior, eram falsos! Era impossível se relacionar com eles. O Rei era diferente. Ele era amoroso, os havia libertado sem pedir nada em troca. Operou milagres incontáveis e provou que, além de tudo, era verdadeiro.

1. Existem coisas que nos escravizam hoje? Como Deus pode nos libertar delas?

2. No início dos mandamentos Deus relembra o povo que ele os libertou da escravidão. Para você, qual a relação entre lei e liberdade?

3. Ao iniciar o seu ministério na Terra, Jesus disse que veio libertar os cativos. De que maneira a Lei ajuda nesta libertação?

O primeiro mandamento mostra que Deus, como autor e mantenedor da vida, é necessário. A exclusividade que Ele requer não é fruto de egoísmo, mas sim de cuidado. Uma vida baseada em mentiras é, no mínimo, perigosa. Se os outros deuses são fruto da imaginação corrompida da humanidade, permitir que pessoas vivam com base nesse teatro de ilusões seria crueldade.

Deus nos protege, nos dando liberdade através da verdade (Jo 8:32) e um caminho a seguir através de suas Leis protetoras.

O inquérito se desenrola. Na semana seguinte, você conhecerá mais sobre a Lei que o Rei concedeu aos hebreus. Perder isso impedirá você de fazer a escolha correta.

Desafio Prático: Faça uma lista das coisas que Deus libertou você, depois faça uma lista com as coisas que você ainda precisa ser liberto. No final, ore e converse com Deus sobre isso.

Onde não há lei,não há liberdade

John Locke