Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Inquérito [Ep 01] A Manifestação

Violentas manifestações ocorrem na capital. Um terço dos moradores do Reino protesta contra o governo, alegando que o sistema é abusivo, manipulador e controlador. O líder da rebelião é alguém que até pouco tempo atrás ocupava uma das mais altas funções do gabinete do Rei. O discurso da oposição é uníssono: “O Rei não se […]


  • Compartilhar:

Violentas manifestações ocorrem na capital.
Um terço dos moradores do Reino protesta contra o governo, alegando que o sistema é abusivo, manipulador e controlador. O líder da rebelião é alguém que até pouco tempo atrás ocupava uma das mais altas funções do gabinete do Rei.
O discurso da oposição é uníssono: “O Rei não se preocupa com a nossa individualidade, suas leis são controladoras. Ele abafa nossos desejos e sufoca nossa liberdade. Queremos um regime mais democrático, já! É necessária uma análise do código legal”.
Em virtude disso, foi instaurado um inquérito para analisar a legislação do Reino. Os assessores do Rei, contudo, informam que ele permanece em silêncio, como uma ovelha muda, e prefere dar tempo ao tempo para mostrar de que lado está a verdade.
Essa pode parecer uma manchete de um telejornal atual, mas, na verdade, é uma descrição de um conflito político que está além da esfera terrestre. Antes que houvesse tempo, nos primórdios da eternidade, um querubim da mais alta patente levantou-se contra o Rei do Universo.
Suas acusações eram exatamente essas. Ele se posicionou contra a Lei de Deus e levantou suspeitas gravíssimas sobre o Rei do universo. Acusou suas leis de tirania e seu governo de ditatorial. Então, Deus foi levado ao banco dos réus e agora os efeitos de suas leis sobre a criação são o principal ponto de controvérsia sobre a natureza do seu regime de governo.

  1. Imagine por um instante um mundo sem leis. Como você acha que seriam as relações entre os seres humanos em uma sociedade assim?
  2. O que o silêncio de Deus, diante das acusações sofridas, revelam sobre o seu caráter?
  3. Via de regra, chamamos de tirano alguém que utiliza coerção e ameaças para controlar pessoas, punindo-as caso elas não se sujeitem à sua vontade arbitrária. Qual, então, seria a diferença entre um governo tirano e o governo de Deus?

Com o poder que tem, Deus poderia ter executado seus opositores. Ao deixar os anjos rebeldes livres para formar uma sociedade à parte de suas leis, Deus lhes concedeu o benefício da dúvida.
Tudo teria que ficar claro, mesmo em face de sua humilhação, tendo que se justificar diante do tribunal universal. Ou era assim, ou não haveria justiça. E a justiça seria feita mesmo que isso custasse ao Rei um preço alto demais a se pagar.
As provas estão sendo reunidas, testemunhas sendo convocadas para depor, e você precisa escolher um lado. Na semana seguinte, você conhecerá a primeira evidência em favor do Rei. Perder isso pode impedir você de fazer a escolha correta.

Desafio Prático: Gravar e postar nas
redes sociais um vídeo tratando do caráter de
Deus.

Liberdade é o direito de fazer
tudo o que a lei permite

Montesquieu