Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Herói Chegou [Ep. 03/Temp. 01]

Diante da tragédia que seria definitiva e irrevogável, surge um salvador. Ele se dispôs desde o princípio, antes da fundação do mundo. O plano perfeito do Governante contemplava o inesperado. O inimigo não contava com essa resposta do Governante. “Porque um menino nos nasceu, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai […]


  • Compartilhar:

Diante da tragédia que seria definitiva e irrevogável, surge um salvador. Ele se dispôs desde o princípio, antes da fundação do mundo. O plano perfeito do Governante contemplava o inesperado. O inimigo não contava com essa resposta do Governante. “Porque um menino nos nasceu, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. (Isaias 9:6). Essa declaração apresenta o que se chama de “pulo do gato”, ou seja, a estratégia mais que perfeita. Se ligue nesse problema: Como o Herói, sendo Deus pleno, poderia substituir ou tomar um lugar de uma criatura cuja essência é humana?

Esse era o grande dilema, que se não fosse resolvido, a humanidade permaneceria em seu triste destino sentenciado pelo vírus letal. A grande metamorfose milagrosa estava para acontecer. O Herói decide tornar-se o que não era, sem deixar de ser o que sempre foi para cumprir Sua missão. Torna-se Homem, totalmente em essência, sem deixar de ser Deus, passando a ser o único em espécie. Ele passaria a ser o único no Universo que seria Deus-Homem em essência, sem faltar nada em essência em nenhum dos dois. Que aventura e saga fantástica, o nosso Herói começa a trilhar.“ O verbo se fez carne e habitou entre nós” (João1:14).

O que leva um ser a tornar-se o que não é? O seu incondicional amor. É importante destacar, que não se trata de uma mutação. Cristo não se tornou um mutante como o X-Men na ficção. Não viveu uma simbiose, mas tornou-se 100% homem, e como menino chega ao mundo na mesma cultura, contexto e linguagem da época em que escolheu vir: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei”.

1. O que significa para você o que Cristo fez para chegar a este mundo? Em que sentido. Ele se torna um verdadeiro herói?

2. Leia Colossenses 2:9 e discuta como essa declaração bíblica confirma que Cristo tornou-se totalmente homem, sem deixar de ser Deus? Argumente como as duas naturezas, humana e divina, coexistem nEle na mesma pessoa.

3. Como o nosso Herói nos motiva a dedicarmos totalmente nossa vida em função do que Ele fez?

A chegada do Herói não trouxe apenas esperança, mas foi um cumprimento de uma promessa. E você sabe o quanto o cumprimento é mais importante que a promessa em si. Milênios antes estava profetizado que o Herói viria, e Sua chegada seria uma garantia para o futuro, que seria totalmente sombrio, pois a condenação já havia se estabelecido como realidade. Na próxima semana veremos que sua chegada não contou com aceitação, e nosso Herói poderia desistir antes de cumprir sua missão. O máximo que Ele encontrou foi um lugar entre os animais.

Em Cristo há um algo e outro algo, mas não um alguém e outro alguém.

Gregorio de Nazianzo