Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Grande Conflito [Ep. 11/Temp.03]

“No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome é Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito [...]”
Daniel 10:1


  • Compartilhar:

O Grande Conflito

“No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome é Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito [...]”

Daniel 10:1

É época de Páscoa, a festa que nos recorda de nossa libertação. O povo celebra e festeja. Os babilônios foram vencidos e Ciro, o Grande, decretou que poderíamos voltar para casa. Contudo, enquanto estamos jubilosos por ter a chance de criar nossas crianças na Terra Santa, o profeta Daniel permanece em angústia. Para o povo, é tempo de celebrar a Páscoa. Para Daniel, porém, é tempo de jejuar.

Nossos sábios dizem que três dias é tempo suficiente para a purificação através do jejum. Porém Daniel multiplica por sete sua devoção e jejua por três semanas. Na refeição da Páscoa, nosso povo comia a carne do cordeiro sacrificado, acompanhado por quatro taças de vinho. Nessa ocasião, contudo, Daniel rejeitou participar da festa: “Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca” (Daniel 10:3).

A razão dessa angústia é o fato de que quando os primeiros judeus voltaram do exílio para reconstruir a cidade e o templo, foram vítimas de atentados contra sua obra (leia Esdras 4:4,5). Aquilo doía muito. O sonho agora convertia-se em pesadelo. Justamente quando parecia que estávamos nos recuperando, a vida nos dava mais uma rasteira.

O único alívio para a dor na alma do profeta estava na oração. Foram três semanas sem respostas, até que um ser celestial indescritível apareceu acompanhado por um anjo que narrou para ele a batalha cósmica que houvera por conta de suas orações:

“Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia” (Daniel 10:12,13).

O profeta agora sabe de quem está diante, o ser celestial é Miguel. Nossos sábios costumavam identificar Miguel como o Messias aguardado e o sumo-sacerdote da Jerusalém celestial. Agora, Daniel está certo do cuidado divino, pois enquanto ele ora, Miguel, o sacerdote e guerreiro celestial, luta por ele e por seu povo.

A visão de Daniel acerca do conflito entre o bem e o mal seria bem explicada, séculos mais tarde, por uma jovem profetisa do ocidente: “Se nossos olhos se abrissem, veríamos em nosso redor os anjos maus procurando inventar alguma nova maneira de molestar-nos e destruir-nos. E também veríamos anjos de Deus guardando-nos do poder daqueles; pois os olhos vigilantes de Deus estão sempre sobre Israel, para o seu bem; e Ele protegerá e salvará Seu povo, se este nEle puser sua confiança”.  [Continua...]

1.            Quando foi a última vez que você jejuou? Que tal marcarmos um tempo para que todos no nosso #pgmystyle jejuem em prol do novo ano que está às portas?

2.            O que você sente ao saber que sua vida faz parte de algo maior, de um conflito de proporções cósmicas? Como isso tem afetado suas ações?

3.            Você tem se posicionado ativamente neste conflito do bem contra o mal?

O príncipe deste mundo, Quão terrível se faz, Porém ele não poderá fazer nada, pois já está julgado, E uma pequena palavra pode derrubá-lo.

Martinho Lutero - Castelo Forte, letra original