Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Deus Desconhecido (parte 2) [Ep. 10/Temp. 03]

“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.” 1 Coríntios 9:22 - Eita! Pedro hoje se revelou! – Elen expressou seu espanto. - Ou talvez Deus esteja se revelando a vocês através de mim – Pedro continuou – É exatamente […]


  • Compartilhar:

“Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.”

1 Coríntios 9:22

- Eita! Pedro hoje se revelou! – Elen expressou seu espanto.

- Ou talvez Deus esteja se revelando a vocês através de mim – Pedro continuou – É exatamente esse o ponto em questão: é fácil compreender as imperfeições das instituições religiosas, pois elas são estruturas humanas, na tentativa de se conectar com Deus. Se você for um pouco mais maleável em sua construção intelectual, permitindo a entrada de outras ideias além de Marx, vai perceber que existem outras luzes no fim do túnel desse conflito ideológico. Muitas vezes, por causa de traumas passados, as pessoas costumam tirar conclusões generalistas. Se você olhar com um pouco mais de cuidado, vai ver no histórico de muitos filósofos alguma mágoa com a religião de sua época.

Os colegas se entreolharam como quem procuravam uns nos outros quem iria se entregar primeiro.

- Eu não me vejo como alguém com trauma de religião. Pelo contrário, me sinto livre. Livre daquela pressão de dízimo, oferta, compra de relíquias religiosas – disse Lucas.

- Olha aí, você não está se ouvindo? – Pedro o interrompe com uma pergunta – Imagino que em algum momento você deva ter aprendido ou vivenciado uma situação marcante com a religião que o levou a julgar todas as religiões e/ou denominações sem querer investigar para saber se todas eram realmente assim. Da mesma forma que esse curso está me incentivando a primeiro estudar um universo de conhecimento alheio ao que acredito, da mesma forma acho justo incentivá-los a estudar o meu antes de tomar qualquer conclusão.

- Mas Pedro, acho que você está gastando saliva em vão. Eu já estudei sobre Deus e encontrei muitos filósofos provando a inexistência de Deus. Assim, acho que toda essa discussão sobre a validade da religião é perda de tempo. Pra quê religião, se não existe Deus? – Elen insinuou um deboche ao discurso de Pedro.

1.  Quando você tem contato com uma declaração direta contra sua fé, você se posiciona na defensiva ou vê uma oportunidade para expor sua convicção?

2.  Leia 1 Tessalonicenses 5:21. O que esse texto fala sobre nossa postura diante dos diversos discursos do mundo?

3.  O que você diria para uma pessoa que acaba de afirmar que Deus está morto?

- Pode até ser Elen, mas ainda me intrigo com o fato de muitos outros provarem o contrário, inclusive usando métodos racionais, como o caso de René Descartes ao desenvolver o método cartesiano. Quando ele escreveu “O discurso do método”, não só estabeleceu regras para se viver feliz, com as quatro regras da moral provisória, tá lembrada? 1 - Manter-se fiel aos costumes e leis de seus pais, bem como à sua religião, conduzindo-se pelas opiniões mais moderadas; 2 - Ter firmeza e ser o mais decidido possível na realização de suas ações, seguindo as opiniões mais duvidosas somente após ele considerá-las muito seguras; 3 – Ficar contente com o que já possui; e, 4 – Buscar a melhor ocupação entre todas as ocupações dos homens. Pois é, como também provou a existência de Deus. Caso não se lembre, recomendo ler novamente.

Apesar do atraso que deu tempo àquela conversa, o professor chegou ainda a tempo de ouvir algumas palavras de Pedro, e fez uma declaração que pôs fim ao debate, mas com certeza, ajudou na semeadura de alguns corações:

- Muito bem Pedro! Como bem disse Einstein: “A ciência sem religião é manca e a religião sem ciência é cega”. [Continua...]

Os próprios inimigos de nossa fé perceberão que Deus está operando por Seu povo.

Ellen G. White