Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Contador de Histórias [Ep 7] O Risco de Não Arriscar

O que Deus espera de você? Você já se fez esta pergunta? No último episódio, vimos a grandio- sidade do perdão divino. Mas uma vez perdoado, o que devo fazer? Qual a minha missão nesta ter- ra? Para responder a essas questões, o Contador tinha uma outra história na manga. Uma história sobre mordomia. A […]


  • Compartilhar:

O que Deus espera de você? Você já se fez esta pergunta? No último episódio, vimos a grandio- sidade do perdão divino. Mas uma vez perdoado, o que devo fazer? Qual a minha missão nesta ter- ra? Para responder a essas questões, o Contador tinha uma outra história na manga. Uma história sobre mordomia.

A parábola dos talentos é muito conhecida. Segundo ela, um homem rico ao ausentar-se de seu país deu uma certa quantia a três de seus servos. Cinco talentos ao primeiro, três talentos ao segundo e um talento ao terceiro. O primeiro servo e o segundo colocaram a mão na massa e fizeram as suas somas renderem. Já o terceiro, covardemente o escondeu. Seu pensamento era compreensível: é melhor guardar que perder.

Quando o senhor retorna, ele se ira contra o terceiro servo e o pune. Pode parecer que a puni- ção seja severa, afinal, ele não deu prejuízos ao seu patrão. Contudo, ao analisar a resposta dada ao seu senhor, “aqui tens o que é teu” (Mt 25:25), podemos perceber o que há de errado com sua postura. Ele não se esforça para que seu patrão seja beneficiado. Sua única preocupação é com o seu conforto e segurança. Este é o mesmo co- modismo que se alastra como uma epidemia em nossos dias.

1. Deus confiou os Seus bens em suas mãos e espera que você faça o Reino dEle avan- çar. Como você se sente em relação a isso?

2. Leia Mateus 25: 19 e 23. Você já se deu conta que Deus não espera os mesmos resulta- dos de todo mundo? Os dois servos receberam a mesma bênção. Como você se sente ao ler isso?

3. Você tem multiplicado aquilo que Deus colocou em suas mãos? Se não, como você pode fazê-lo?

Fidelidade é a capacidade de arriscar tudo o que se tem e até o que não se tem para agradar a Deus. É isso que Ele espera ver em nós. Ele vibra com o nosso esforço para o avanço da obra dEle, escolheu contar conosco, confiar em nós. Nos fez seus mordomos e nos permitiu unir nossas mãos às dEle para a construção do seu Reino. Perceba que um ensino intrigante dessa parábola é que “o povo de Deus é recompensado, não com grandes somas de dinheiro, mas com uma responsabilidade ainda maior” (Edward Schweizer), assim, servir a Deus é recompensado com mais serviço, uma prova inequívoca de sua confiança em nós, a despeito de nossas fraquezas.

Outro detalhe importante é que Deus sabe que não temos habilidades iguais. Ele não nos premia pela produção, mas sim pelo esforço. Não importa quantos talentos você rendeu, você é um servo fiel porque fez o seu melhor para o avanço do Reino.

Jesus nos ensinou a correr riscos e a sair da zona de conforto. Mas, e quando encontramos portas fechadas diante de nós? O que Ele tem a nos dizer? É exatamente isso que vamos saber na próxima semana.

Desafio Prático: Esta semana saia da zona de conforto utilizando seus talentos para servir a Deus, depois conte para nós como foi!

As pessoas não são iguais em suas habilidades, mas elas podem ser iguais em esforço - George Knight