Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

O Carneiro no Mato

“Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.” Gênesis 22:13 Tudo aquilo foi bem intenso para Pedro, mas ele estava tranquilo porque acreditava ter tomado a atitude […]


  • Compartilhar:

“Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.”

Gênesis 22:13

Tudo aquilo foi bem intenso para Pedro, mas ele estava tranquilo porque acreditava ter tomado a atitude correta. Afinal, o que deveria fazer? Deixar de ir à igreja e adorar o seu Deus por uma seleção de estágio? Jamais! Sua fé era inegociável. Aquela decisão serviu de conteúdo nos comentários do estudo da Lição da Escola Sabatina. Mostrava a todos os amigos da igreja que sua estrutura religiosa era sólida. Precisava testemunhar que sua presença ali estava simbolizando um sacrifício em nome de Deus.

A segunda-feira chegou. Lá estava Pedro com o peito estufado, confiante de sua decisão, e pronto para dar as devidas explicações a qualquer um que questionasse sua decisão de abandonar o processo seletivo do estágio.

- E aí, Pedro, deu certo? – Tomás foi o primeiro interessado.

- Que nada, mano! Como sou Adventista do Sétimo Dia, vi que não poderia estar presente na segunda fase do processo seletivo, pois caía no sábado, daí...

- Não, foi no domingo. – Interrompeu Tomás – Ao final da avaliação, o fiscal recebeu uma atualização da informação que tinha dado anteriormente. Por causa de um candidato sabatista, a coordenação decidiu alterar o dia da segunda fase. Você não soube?

O chão de Pedro sumiu. Tentou disfarçar o constrangimento perante o colega que lutou para que ele conseguisse a exceção. Julgou errado o silêncio de Deus. Em sua mente veio de imediato a passagem bíblica de Isaías 1:11, que diz: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor”. Ficou perturbado com a ideia de que seu testemunho serviu no máximo para ser bem visto por sua comunidade religiosa, mas para seus colegas de faculdade, demonstrou, no mínimo, uma das duas coisas: ou era mais um radical religioso que age sem pensar, ou tinha uma fé bonita na teoria, mas morta na prática.

1.            A fé está mais relacionada à sua vida no meio religioso ou no meio secular?

2.            Conte um episódio em que esteve em uma prova de fé.

3.            A fé é uma demonstração do sacrifício que alguém é capaz de fazer em nome de Cristo, ou um testemunho do que Deus é capaz de fazer por seus filhos?

O sofrimento foi grande, por ter perdido uma excelente oportunidade de trabalho. Mas a vergonha foi maior. Ali Pedro percebeu o quanto sua vivência religiosa precisava de maturidade. Ao desistir, achou que estava fazendo um sacrifício requisitado por Deus, como prova de fé, quando na verdade Deus, já havia “se sacrificado” por Pedro, cuidando de todos os detalhes para que ele tivesse condições plenas de conseguir o estágio desejado.

Chegou em casa chorando. Seu pai o consolou:

- Filho, não fique assim. Aproveite o momento para extrair grande aprendizado para sua vida espiritual. Está lembrado daquela ilustração sobre uma comunidade que sofria por falta de chuva. Lembre-se sempre da pequena garotinha. Dentre todos os moradores, foi a única a acreditar nas orações que fazia, pois era a única que saia de casa com seu guarda-chuva. Não imagino Deus tendo programado esse sofrimento para você, mas talvez esteja usando a atual situação para fazer sua fé crescer. [Continua...]

Deus sussurra a nós na saúde e prosperidade, mas, sendo maus ouvintes, deixamos de ouvir a voz de Deus. Então Ele gira o botão do amplificador por meio do sofrimento. Aí, então, ouvimos o ribombar de Sua voz.

C.S. Lewis