Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Missão: Identidade [Ep. 02/Temp. 01]

“Se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” Ester 4:14 Pedro naquele dia, diante de sua classe, sucumbiu à vergonha de […]


  • Compartilhar:

“Se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?”

Ester 4:14

Pedro naquele dia, diante de sua classe, sucumbiu à vergonha de expor aquilo que acreditava sobre si. Achou que era cedo demais escancarar sua identidade. Disse que “era um ser vivente com características singulares em busca de um mundo melhor”. Foi uma resposta que considerou suficiente para passar despercebido de seus colegas sobre sua fé, mas que, no fundo do seu coração, não lhe deixava confortável.

Analisando os trejeitos e vestimentas daqueles com quem convivia, decidiu fazer uma cópia da cultura daquele ambiente. Isso o fazia se sentir mais “normal”, só não em paz. Sabia que existiam outros naquela mesma universidade que professavam a mesma fé, como Caio, que pertencia à mesma Igreja que Pedro, mas que tinha um comportamento tão radical, que nunca lhe despertou o interesse de desenvolver alguma amizade com ele. Principalmente por achar que todos iriam julgá-lo como julgavam Caio.

Assim, acabou tomando uma decisão que não foi caracterizada por uma resolução escrita com firma reconhecida em cartório, mas que foi tomando forma a cada dia de frequência naquele lugar. Sua personalidade encaixou com quatro colegas que eram bem diversos em questões religiosas. Um era ateu, outro agnóstico, outro espírita não praticante e outro católico “pé-roxo”. Talvez sua tranquilidade ao pertencer a esse grupo fosse pelo fato de que ninguém o questionava a respeito de religião. Assim, Pedro podia ser um “cristão-amendoim”, cuja casca esconde o conteúdo.

1.            Pesquise no Google “tipos de cristãos” e diga quais os que mais lhe chamaram a atenção.

2.            Reflita sobre seu comportamento religioso e crie uma classificação para o tipo de cristão que combina com você?

3.            Quais os mecanismos necessários para se tornar um tipo de cristão melhor?

Cristão nominal - Não gosta de dizer que é, pois religião é pessoal. Não anda com a Bíblia, no máximo tem um aplicativo no celular. Vai à igreja apenas no culto principal. Acha queimação dizer que vai à igreja. Pecado é relativo. Acha que grupo de oração é pra velho que lamenta. Fica tranquilo por saber que tem fé e que ora sempre antes de dormir. Deus não governa sua vida, e não tem tempo pra igreja.

Cristão desgovernado - Faz questão que todos saibam sua posição religiosa. Grita se for preciso. Não suporta quando alguém blasfema perto e fica irritado quando alguém o chama de radical. Renuncia a todas as futilidades da vida. Se vestir de qualquer jeito e falar com quem não conhece a Cristo é dar espaço à tentação. Se comporta como dono da verdade, o que gera constantes atritos com as pessoas ao seu redor.

Cristão - Conhece o amor de Deus e tenta viver uma vida diferente. Luta pra ser fiel a Deus, e considera a igreja como de suma importância. Tenta falar de Deus através da própria vida. Está no mundo intensamente, mesmo sabendo que não pertence a ele. Participa de atividades de lazer saudáveis à mente e ao corpo. Tem perfil em redes sociais e assiste TV. Tem amigos diversos e não deixa de viver por causa das tentações, mas ora e luta para vencê-las. Se cai, sabe que tem Jesus, mas não usa isso como desculpa para o pecado. Não tem religião como um peso, e ser firme, para ele, não é ser fanático, é ser como Jesus. Os erros cometidos no meio religioso não interferem em sua fé na igreja e nas pessoas. Sabe que Jesus quer fazê-lo um discípulo de calça jeans.

Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui? Isso depende muito de para onde queres ir - respondeu o gato. Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice. Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas, replicou o gato.

Lewis Carroll