Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Metamorfose [Ep 12] | Se fazendo de Vítima

Alguém, certa vez, disse que vitimismo é autopromoção. Dar uma de coitadinho é a estratégia favorita dos cínicos, lobos em pele de cordeiro que destilam veneno enquanto choram lágrimas de crocodilo. Assim, é o irmão do pródigo, perito em se fazer de vítima. Para tirar a máscara de coitadinho do irmão mais velho, precisamos avaliar […]


  • Compartilhar:

Alguém, certa vez, disse que vitimismo é autopromoção. Dar uma de coitadinho é a estratégia favorita dos cínicos, lobos em pele de
cordeiro que destilam veneno enquanto choram lágrimas de crocodilo. Assim, é o irmão do pródigo, perito em se fazer de vítima.

Para tirar a máscara de coitadinho do irmão mais velho, precisamos avaliar suas ações e omissões na parábola. Ele, por exemplo, não é contra a partilha dos bens de seu pai – preste atenção que o pai reparte a herança entre ambos, o pronome está no plural (“lhes”. v. 12). O irmão pede a herança, mas ele também recebe. Ele diz que o pai nunca havia lhe dado um cordeiro, quando já tinha toda uma herança garantida nas mãos!

Além do mais, ele passa na cara do pai os árduos anos de obediência melancólica, que na verdade só engordava a sua conta bancária, enquanto seu irmão estava fora da jogada. Ele era o único herdeiro e tudo que fosse construído era dele, o pai mesmo o lembrou “tudo que é meu é teu” (v. 31).

Em sua indignação, ele não demonstra amor, respeito ou honra pelo pai e é incapaz de compartilhar de sua felicidade. Ao dirigir-se ao irmão como “este teu filho” (v. 30), o mais velho se aparta de sua família. Ele só pensa em como o retorno do seu irmão vai manchar a valiosa reputação da sua casa. Ele é como aquelas pessoas que se preocupam mais com o nome da igreja do que com aqueles que carregam o nome dela.

1. Você já sentiu pena do irmão do pródigo ao ouvir esta parábola e compartilhou dos
sentimentos dele? O que isso revela sobre você?

2. O filho mais velho cumpria os mandamentos (v. 29), mas não amava seu pai e seu
irmão. De que vale a obediência sem amor?

3. O filho mais velho termina no fim da história fora da festa. O que isso nos ensina sobre a salvação dos vitimistas autossuficientes?

Existem pessoas que são santas demais para ocupar o mesmo lugar que pecadores na igreja. Elas se levantam e vão embora, quando veem alguém que elas reprovam no púlpito. Sempre com ar de reprovação, criticam os mais jovens por sua conduta irreverente. Se acham merecedores de aplausos e favores pois trabalham arduamente na causa de Deus. Vivem ameaçando entregar seus cargos para que as pessoas os adulem. Essas pessoas precisam urgentemente compreender a graça de Deus!

O orgulho por ser irrepreensível impedia aquele filho de se misturar com seu irmão pecador e participar do banquete que celebrava a salvação. Talvez a maior lição já deixada pelo Contador está no paradoxo de que, às vezes, nossas boas ações nos separam mais de Deus que nossos pecados.

Desafio Prático: Se você lembrou de alguém enquanto estudava essa lição, ao invés de acusar essa pessoa, experimente orar por ela.

Perante Deus, ‘oque fazemos’ é menos importante do que o motivo ‘por
que fazemos’ Amin Rodor