Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Metamorfose [Ep 09] | Fé Customizada

Em maio de 2017, o Instituto Barna revelou os dados de uma pesquisa sobre a influência que cosmovisões não-cristãs têm exercido sobre o cristianismo de alguns no século XXI. Todos os entrevistados eram cristãos praticantes e os resultados do estudo foram impressionantes. De acordo com a pesquisa, incríveis 61% concordam com ideias da Nova Era, […]


  • Compartilhar:

Em maio de 2017, o Instituto Barna revelou os dados de uma pesquisa sobre a influência que cosmovisões não-cristãs têm exercido sobre o cristianismo de alguns no século XXI. Todos os entrevistados eram cristãos praticantes e os resultados do estudo foram impressionantes.

De acordo com a pesquisa, incríveis 61% concordam com ideias da Nova Era, 54% aceitam pontos de vista pós-modernos, 36% estão alinhados com o marxismo e 29% acreditam em teorias baseadas no secularismo. Absurdamente, somente 17% dos entrevistados demonstraram estar harmonizados com a cosmovisão bíblica sobre esses assuntos. Tais dados constatam uma estranha tendência de pessoas que baseiam mais sua fé na autoridade do “eu acho” do que na Palavra do “Eu Sou”. Infelizmente, estamos assistindo o desenvolvimento de fé customizada, totalmente adaptada às preferências pessoais dos cristãos atuais.

Deixe-me dar um exemplo. Você já deve ter visto alguém que coloca na descrição do seu perfil no Instagram sua religião em uma linha e seu signo logo abaixo. E talvez você esteja se perguntando agora: qual o problema com isso? A questão é que para a Bíblia, a culpa não é das estrelas – geralmente é sua, mesmo. Para os astrólogos, o movimento dos astros interfere no seu futuro, mas para a Bíblia, é o nascimento do Sol da Justiça (ver Ml 4:2) que define a sua eternidade. E, quando essas duas visões colidem, elas não se misturam.

Qualquer pessoa que diga acreditar em ambas as coisas, não leu a Escritura o suficiente, e está buscando apenas uma fé cool num Jesus pop e viver um cristianismo self-service. Na ânsia por aceitar tudo como sendo da mesma fonte espiritual, a única coisa que esses indivíduos vão conseguir é possuir uma fé contraditória, baseada na subjetividade de um coração enganoso (ver Jr 17: 9).

PAUSE

  1. Você discorda de algum ensinamento da igreja? Se sim, você faz isso baseado no que a Bíblia diz ou no que você acha?
  2. Quais os riscos de uma fé contraditória baseada no achismo?
  3. Como levar a outros, a mensagem de um cristianismo puro, numa época em que as pessoas acreditam que todas as religiões se complementam?

A religião bíblica não é um sistema operacional que necessita ser constantemente atualizado para suportar e ser compatível com os mais novos aplicativos do mercado da fé, atendendo as preferências de uma sociedade histérica que raramente sabe o que quer.

Tome cuidado com isso. Os que passaram pelo Experimento da Graça sabem que misturar a verdade da Bíblia com as crenças populares é
perigoso demais.

Desafio Prático: Visite o site adventistas.org/pt/institucional/crencas/ e relembre as 28 crenças da Igreja Adventista do Sétimo.

A pessoa que seleciona da Bíblia o que quer e rejeita o que não quer,
acredita em si e não na Bíblia, Agostinho