Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Metamorfose [Ep 06] | Cristão Ateu

Desde o censo de 2010, o IBGE incluiu uma nova categoria religiosa em sua pesquisa: os evangélicos não praticantes – gente que concorda intelectualmente com a Bíblia e até a defende nos círculos sociais, mas não age conforme o que acredita. Quando descobri isso, eu tomei um choque. Aí eu pensei nos inúmeros adventistas não […]


  • Compartilhar:

Desde o censo de 2010, o IBGE incluiu uma nova categoria religiosa em sua pesquisa: os evangélicos não praticantes – gente que concorda intelectualmente com a Bíblia e até a defende nos círculos sociais, mas não age conforme o que acredita. Quando descobri isso, eu tomei um choque. Aí eu pensei nos inúmeros adventistas não praticantes que conheço, e vi que a coisa é séria.

Gente que vive pedindo oração, mas quase não ora. Que defende a Bíblia e o Espírito de Profecia, mas quase nunca os leem. Pessoas que acreditam que o sábado é o dia do Senhor, mas passam esse dia dormindo ou alimentando o vício nas redes sociais. Irmãos que soltam améns altos ao ver um batismo na igreja, mas não mexem um dedo para compartilhar a sua fé. Foi então que, assustado, percebi que eles estão entre nós.

Adventista não praticante para mim é uma contradição ambulante, do mesmo tipo que água seca e bola quadrada. Contudo, a mesma Bíblia que profetizou o surgimento dos falsos Cristos (Mc 13:22), também nos alertou sobre a aparição de falsos cristãos, que têm “aparência de piedade, mas negam o seu poder” (2 Tm 3:5). Adventistas não praticantes entram em uma classificação ainda mais ousada: a dos cristãos ateus.

O cristão ateu é um livro de Craig Groeschell, que trata desse dilema atual da nossa fé. Segundo Groeschell, cristãos ateus afirmam crer em Deus, mas não o conhecem de verdade, são mais fãs de Jesus que seus discípulos. São pessoas que se dizem perdoadas, mas não toleram o mínimo erro das pessoas. Eles não acreditam na mudança de outros, vivem voltados para o próprio sucesso e felicidade, e desesperam-se ao menor sinal de instabilidade. Eles se afastam da igreja, tentando se lançar em uma espécie de carreira solo da fé. São os que honram com os lábios, mas o coração está longe de Deus (Mt 15:8).

O Senhor não espera de nós mera confissão de fé – até os demônios creem e tremem, e o próprio diabo cita as Escrituras ao conversar com Jesus! A diferença entre os verdadeiros cristãos e os falsos não está em suas convicções, mas em suas ações.

PAUSE

  1. Como você identifica as pessoas que não vivem o que pregam? Como reage diante delas?
  2. Seja honesto, você se considera um adventista não praticante em algum aspecto da sua vida? Qual? O que fazer para mudar?
  3. Qual a diferença que a fé em Jesus
    Cristo faz na minha vida e na vida das pessoas ao
    meu redor?

Cristianismo não é um rótulo que você recebe ao frequentar cultos. Temos que tomar cuidado para não nos tornarmos o tipo de pessoa que define a sua religião, apenas porque tem um certificado de batismo pendurado na parede.

Os que passaram pela metamorfose do Experimento da Graça compreenderam que crer é agir, fé é ação. Se você encontra hoje, alguma dificuldade em lidar com aspectos práticos da sua fé, ore a Deus e se aprofunde mais em seu relacionamento com Ele. Em breve, você verá os resultados.

Desafio Prático: Foque em exercer a sua fé! Comece essa semana. Na sua família, na vizinhança, na faculdade, com os seus amigos, em suas redes sociais.

Ir à igreja não faz de você um cristão, assim como ir à Disneylândia não faz de você o Mickey Mouse. Diego Barros