Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Metamorfose [Ep 05] | Nomofobia

NOMOFOBIA (abreviação do inglês no-mobile-phone phobia) é o novo vício do momento: a dependência do uso do celular. É nessa hora que você pensa: “Que exagero! Nada a ver comigo. Sou controladíssimo! Vamos discutir outro tema”. Que tal analisarmos os sintomas e descobrir se isso tem a ver com você? É rapidinho! Sintoma 1: Fissura. […]


  • Compartilhar:

NOMOFOBIA (abreviação do inglês no-mobile-phone phobia) é o novo vício do momento: a dependência do uso do celular. É nessa hora que você pensa: “Que exagero! Nada a ver comigo. Sou controladíssimo! Vamos discutir outro tema”. Que tal analisarmos os sintomas e descobrir se isso tem a ver com você? É rapidinho!

Sintoma 1: Fissura. Quando você está pra baixo, na bad, você usa o celular para se sentir melhor? Você fica horas vendo memes, batendo papo no whatsapp ou stalkeando no instagram? Já perdeu o sono assim? Se a resposta é sim, você começou mal.

Sintoma 2: Abstinência. Não consegue ficar uma hora sem checar seu smartphone? Dorme com o celular do lado da cama e a primeira coisa
que faz ao acordar é pegar o celular? Fica com ele mais tempo na mão do que no bolso? Sim? Mais um sinal de que as coisas não estão indo bem para o seu lado.

Sintoma 3: Prejuízos. Já recebeu multa por usar o telefone no trânsito? Já se atrasou para compromissos porque perdeu a hora enquanto utilizava o celular? Fica doido por um aparelho novo e gasta mais do que pode para adquiri-lo? Fica navegando enquanto deveria estar fazendo outras coisas? Sério?! A parada está sinistra, hein?

Sintoma 4: Descontrole. As pessoas próximas a você vivem reclamando que você não desgruda do celular? Já teve briga em relacionamento por causa disso? Passa mais tempo conectado do que gostaria? Sim? Então a casa caiu!

PAUSE

  1. E aí? Pelo que você viu aqui, você sofre ou não de nomofobia?
  2. Você acha que o quadro de nomofobia é perigoso? Em que sentido?
  3. Como ajudar pessoas, na igreja ou fora dela, que sofrem deste mal?

Quer se livrar da nomofobia? Aqui vão algumas dicas de um especialista, o Professor José Alexandre Crippa do departamento de neurociências e ciências do comportamento da FMRP-USP, para cair fora dessa!

Não perca o seu sono! Jamais leve o celular para a cama. Deixe ele fora do seu quarto. Se a sua desculpa é que você usa ele para despertar, compre um despertador.

Use a regra dos primeiros 45 minutos. Ao acordar, você deve se preparar para o dia que terá. Os primeiros 45 minutos são seus. Não cheque o celular antes disso.

Carro ligado, celular desligado. Você vai economizar em multas e reduzir as chances de ter um acidente sério. Proteja você e os outros, motoristas e pedestres.

Desligue o celular no seu período mais produtivo. Enquanto executa tarefas que exigem concentração, desligue o seu celular e coloque longe do seu alcance.

Saia da Matrix! Em qualquer reunião; nas refeições; brincando com seus filhos; confraternizando com os amigos, tudo isso é mais importante que o seu celular. Viva no mundo real e dê atenção ao que há a sua volta e a quem te ama e se importa contigo.

Se nada disso der certo, procure rápido um profissional, antes que a coisa piore!

Aqueles que passaram pelo Experimento da Graça, sabem que a única coisa da qual não podem desconectar é da graça de Cristo, caso isso aconteça, então há um verdadeiro motivo para entrar em pânico.

Desafio Prático: Em dupla, façam uma analise se vocês sofrem de nomofobia. Apliquem as 5 dicas para que se livrem desse mal. Cada um
será o suporte do outro nessa luta. Orem por isso agora e durante a semana acompanhem um ao outro nesse processo.

O celular aproxima quem está longe, mas afasta quem está perto. Autor Desconhecido.