Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Metamorfose [Ep 02] | Espelho, Espelho Meu.

“Espelho, espelho meu!” E é assim que o conto de fadas vira pesadelo. Quando o espelho se torna o confidente e a balança passa a medir não apenas o peso, mas também a autoestima, nos tornamos escravos das aparências que tanto enganam quanto maltratam. A obsessão pela beleza dilacera a saúde mental e física, trazendo […]


  • Compartilhar:

“Espelho, espelho meu!” E é assim que o conto de fadas vira pesadelo. Quando o espelho se torna o confidente e a balança passa a medir não apenas o peso, mas também a autoestima, nos tornamos escravos das aparências que tanto enganam quanto maltratam.

A obsessão pela beleza dilacera a saúde mental e física, trazendo consigo algozes cruéis como ansiedade, baixa autoestima, anorexia, bulimia e o desconhecido TDC, transtorno dismórfico corporal, ou dismorfofobia, que é a preocupação exagerada com a aparência. Em casos mais graves, tudo isso pode levar à um quadro de depressão e, até mesmo, ao suicídio.

No século XXI, a beleza se despiu do pudor e adotou a sensualidade como forma de comportamento místico. Agora, o corpo que antes exigia cuidado, demanda adoração, trazendo à existência uma nova religião: a do culto ao corpo. Muitos de seus adeptos utilizam o argumento da saúde para esconder a sua doença, uma obsessão compulsória pela beleza. Na religião do culto ao corpo, academias viraram santuários, dietas são a variante do jejum e as selfies tipo “antes e depois” são o testemunho de uma vida transformada no altar da aparência.

A Bíblia, todavia, diz em Provérbios 11:22: “Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta” (Pv 11.22 NVI). Talvez você ache meio machista essa declaração destinada exclusivamente às mulheres, mas lembre-se que na época bíblica não havia metrossexuais, e a beleza masculina não era explorada como hoje. No tempo em que vivemos,
contudo, esta é uma mensagem para ambos os sexos. A regra de ouro para o belo é ser discreto. Não há problemas em querer ser mais bonito ou bonita. O problema é querer transformar o templo do Espírito Santo em objeto de desejo sexual.

O que isso significa? Quando exibir os músculos for mais importante que testemunhar da fé, chegou a hora de reavaliar. Quando cuidar da
aparência ocupa mais tempo que cuidar da alma, é hora de mudar de rumo. Quando me preocupo mais com rugas e culotes do que com pecados interiores, é hora de repensar. Quando o projeto verão se torna mais importante que o projeto céu, é hora de parar.

PAUSE

  1. De zero a dez, quanto sua aparência
    física é importante para você?
  2. O Brasil lidera o ranking mundial de cirurgias plásticas entre os jovens, ocupa a segunda posição em cuidados com o cabelo e é o terceiro no consumo de cosméticos. O que isso significa para você?
  3. Como ser belo (a) sem ser vulgar e sem
    apelar para a sensualidade?

Quem passou pela metamorfose do Experimento da Graça sabe que seu corpo é um templo do Espírito Santo, e não uma vitrine de si mesmo. Quem é nova criatura, não se preocupa tanto em ter um corpo sarado, uma vez que está mais empenhado em ter uma alma sarada.

Em suma, cuide de si, seja uma pessoa bonita e elegante. Invista nisso! Mas, sobretudo, cuide do seu caráter; ainda não inventaram maquiagem para o coração, nem cirurgia plástica que embeleze alma feia. Fica a dica: Jesus é o caminho, não a passarela.

Desafio Prático: Planeje com o seu pgmysytle um #projetocéu. Coloque os pontos indispensáveis para uma alma bela. Divulguem em suas redes sociais. Influenciem outros a cuidarem não só do corpo, mas da alma também.

Melhor do que ter grande beleza é ter um grande coração, Leonardo Da Vinci.