Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 8 - 23 de fevereiro - Juntando os cacos

JUNTANDO OS CACOS “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação[...]. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:12,13 De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de divórcios no Brasil cresceu 75% nos últimos 5 anos. Entre os principais motivos para este aumento estão as transformações […]


  • Compartilhar:

JUNTANDO OS CACOS

“Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação[...]. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:12,13

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de divórcios no Brasil cresceu 75% nos últimos 5 anos. Entre os principais motivos para este aumento estão as transformações socioeconômicas da sociedade e das famílias e as mudanças no código civil.

É fácil ler a respeito de estatísticas e mudanças de atitudes impessoais na sociedade. A dificuldade consiste em auxiliar pessoas magoadas, cujos casamentos se desintegraram. Culpa, ira, medo, ressentimento e desapontamento explodem na vida da pessoa,
acompanhada de solidão, preocupação e sensação de abandono.

Se a vida conjugal tomou rumos diferentes daqueles que foram sonhados no início do relacionamento, a superação e o recomeço são possíveis em Cristo.

“Aprendi o segredo de viver contente em qualquer situação...”

“O divórcio está oficializado, porém ainda me sinto entorpecido. No exterior, as coisas mudaram muito, mas em meu interior, a situação é diferente. Sinto-me perdido, abandonado em minha ira. Como iniciar o processo de cura? ”

Essa é a pergunta crucial para milhares de pessoas que enfrentaram nos últimos anos a dolorosa situação de um divórcio.

O divórcio pode afetar o indivíduo física, psicológica e espiritualmente. Pode levar a problemas emocionais, decisões insensatas e tensões interpessoais. Ele afeta as duas pessoas envolvidas, mas sua influência pode estender-se aos filhos, pais, outros membros
da família, colegas de trabalho, amigos, vizinhos e membros da igreja.

“Tudo posso naquele que me fortalece. ”

Nunca foi plano de Deus que casamentos chegassem ao fim (Mateus 19:3-6). No tempo de Jesus, o divórcio era considerado levianamente. Ações banais como queimar uma refeição era motivo suficiente para terminar o casamento, repudiando assim a esposa.

Ao abordar o assunto do divórcio, Jesus enfatiza a dureza do coração humano e esclarece finalmente que isso não foi assim desde o princípio. É preciso destacar aqui que Jesus não aprova o divórcio, mas o tolera apenas nas situações de traição e imoralidade sexual (Mateus 19:8,9).

E agora?
Para pessoas que passaram por esta experiência, é tempo de recomeçar:
1. Busque a orientação de Deus e confie em Sua proteção;
2. Estabeleça novos objetivos para o presente e futuro;
3. Esteja mais perto dos amigos;
4. Perdoe.

A sociedade moderna fez do divórcio a rota de fuga para problemas conjugais. Toda a felicidade e bons momentos vividos pelo casal se perdem em um volume de mágoas e revolta. Pessoas que sonhavam com um futuro feliz, encontram-se agora perdidas em grande solidão.

A boa notícia é que existe esperança para aqueles que lançarem todas as suas mágoas a Cristo. Ele certamente aliviará suas cargas e auxiliará em um novo começo!

PARA DISCUTIR

1. Como manter firme o relacionamento com Deus quando o casamento se desfaz?
2 . O que pode ser feito para envolver socialmente alguém que está sozinho vivendo a tristeza do divórcio?
3. Como transformar a situação desfavorável do divórcio em uma oportunidade missionária?

Versos estudados nesta lição:
1. Filipenses 4:12,13; 2. Mateus 5:31,32; 3. Mateus 19:1-12; 4. Marcos 10:1-12; 5. Lucas 16:18

 

AUTOR: Pr. Denill Morais
Ministério Pessoal
Missão Sergipe