Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 6 - 9 de fevereiro - Vivendo sob pressão

VIVENDO SOB PRESSÃO “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”(NTLH) 1 Coríntios 10:31. Pressão Por definição, é uma palavra que significa uma força que é exercida sobre alguma coisa. Na física, é uma grandeza quantificada através da razão entre a força e a área […]


  • Compartilhar:

VIVENDO SOB PRESSÃO

“Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”(NTLH) 1 Coríntios 10:31.

Pressão
Por definição, é uma palavra que significa uma força que é exercida sobre alguma coisa. Na física, é uma grandeza quantificada através da razão entre a força e a área da superfície em questão, na qual esta força é aplicada. No sentido figurado e comum, é o ato de influenciar ou forçar alguém para fazer alguma coisa.

Por mais que seja uma definição um tanto complexa, pressão é uma palavra comum a todos. Sempre estamos pressionados por alguém ou por alguma coisa. O mundo diariamente nos cobra atitudes vistas como necessárias. Por vezes, vemo-nos desenvolvendo ações resultantes unicamente da pressão de forças que estão sobre nós. Cumpre-nos, a despeito de tudo, glorificar a Deus em nossas ações.

A despeito de todas as pressões da vida, precisamos glorificar a Deus que é o único que nos deixa livres de qualquer pressão.

Jovens Pressionados

Uma das grandes imposições sofridas pelos jovens da igreja é a do casamento. Quantos jovens namorados sucumbem à pressão e, às vezes, dão um passo maior do que suas pernas?

“Os que professam ser cristãos não devem se casar enquanto o assunto não tiver sido considerado com cuidado e oração, sob um elevado ponto de vista, para ver se Deus pode ser glorificado por essa união”. (EGW Só para Jovens, 124)

Antes de render-se a pressão, é preciso ponderação e oração para que Deus seja glorificado e para que o novo casal seja uma bênção ao SENHOR.

Casais sob Pressão

Se aos Jovens cobra-se que se casem, aos casados a coação se dá pela vinda de filhos. Os pais querem netos, os irmãos querem sobrinhos, os amigos querem colegas para seus filhos. Independente dos motivos, é inegável a pressão que existe sobre a vinda de crianças
na vida de um casal.

Alguns se entregam aos reclamos e passam a encher a casa, outros o fazem apenas por falta de planejamento familiar. Em ambos os casos, os motivos errados e o preparo inadequado, podem ocasionar sofrimento, educação imprópria e carência afetiva.

“Antes de aumentar a família, devem levar em consideração se Deus está sendo glorificado ou desonrado. Se não têm um meio de vida em que podem confiar para sustentar a família sem se tornar um fardo a outros, cometem um crime em trazer filhos ao mundo para sofrerem por falta de cuidado, alimento e vestuário necessários.” (Só para Jovens, 125)

Pressionado a ser o Leão Alfa

Quando casado, o homem precisa ser muito decidido em amar a sua esposa para que ela não sofra em suas mãos como uma escrava. Numa sociedade ainda demasiadamente machista, os jovens precisam decidir ser companheiros e parceiros daquela que vive a seu lado.

A pressão no trabalho e na mídia é para que o homem tenha sua mulher como um objeto a seu dispor. Se queremos glorificar a Deus, precisamos vencer a pressão obtendo o domínio completo de nossas paixões. Com isso, encontraremos o ideal de Deus para o casamento.

“O marido deve amar sua esposa e mostrar desvelo por ela; e unindo-se nos votos matrimoniais como um só ser, sua crença em Cristo deve fazer que sejam um com Ele. Que pode agradar mais a Deus do que ver os que assumem a relação matrimonial buscarem juntos aprender de Jesus a tornarem-se mais e mais imbuídos do Seu Espírito? ” (EGW Manuscrito 36, 1899)

Conclusão - A única salvaguarda

Diante de tanta pressão que nos cerca desde a mais tenra idade, precisamos definir plano de ação para nossa vida, plano esse que defina os princípios básicos de nossas ações, do contrário, seremos engolidos pela vontade dos outros e sucumbiremos às numerosas imposições que nos sãos impostas.

Não há plano melhor e decisão mais importante do que a coragem e disposição de glorificar a Deus (1 Co 10:31) em todos os nossos atos, mesmo que para isso tenhamos que contrariar os desejos que nos tentam impor. Ore ao Senhor como fez o Salmista: “Dirija meus passos
nos Teus caminhos para que meus pés não vacilem.” (Sl 17:5)

PARA DISCUTIR

1. Como casamentos mal concebidos podem atrapalhar a relação de uma pessoa com Deus?
2. Quais são as principais pressões que são vividas no seu ciclo religioso e como responder a tais pressões?
3. Como vencer as imposições da sociedade sem ser grosseiro ou parecer arrogante?
4. Quais estratégias podem ser usadas para ajudar as mães adolescentes e como usar esta ação para aproximá-las de Cristo? (Monte um plano de ação)
5. Como a firmeza de caráter pode ajudar na pregação do evangelho?

"Algumas pessoas não têm firmeza de caráter. Seus planos e objetivos não têm uma forma definida, nem consistência. São de muito pouca utilidade prática no mundo. Essa fraqueza, indecisão e ineficácia devem ser vencidas. Há no verdadeiro caráter cristão uma indomabilidade que não pode ser adaptada nem submetida por circunstâncias adversas. Devemos ter fibra moral, uma integridade que não ceda à lisonja, nem à corrupção, nem às ameaças." (CBV 498).

Versos estudados nesta lição:
1 Corintios 10:31; Salmo 17:5

 

AUTOR: André Uziel
Palestrante USEB