Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 5 - 2 de fevereiro - Jugo Desigual

JUGO DESIGUAL “Não se ponham em jugo desigual com descrentes.” II Coríntios 6:14 De acordo com o dicionário, jugo ou canga é uma peça de madeira utilizada para atrelar bois em uma carroça ou arado. Não é preciso muita ciência para entender o que acontecerá quando houver diferença na altura, força ou tipo dos animais […]


  • Compartilhar:

JUGO DESIGUAL

“Não se ponham em jugo desigual com descrentes.” II Coríntios 6:14

De acordo com o dicionário, jugo ou canga é uma peça de madeira utilizada para atrelar bois em uma carroça ou arado. Não é preciso muita ciência para entender o que acontecerá quando houver diferença na altura, força ou tipo dos animais sob o mesmo jugo. O trabalho não será realizado de maneira eficiente e os animais acabarão se machucando em algum momento
da jornada.

De que forma a metáfora do “jugo desigual” se ajusta ao contexto da sociedade no qual você está inserido? Sob que lentes precisamos observar a Bíblia para que seus ensinamentos nos esclareçam satisfatoriamente a vontade de Deus para hoje?

“Não se ponham em jugo desigual com descrentes”. Segundo o dicionário digital Michaelis, descrente = 1. Que não crê ou perdeu a crença; 2. Cético, incrédulo; 3. Pessoa que perdeu a fé.

É preciso deixar claro que não há neste verso bíblico a intenção de estimular nenhum tipo de discriminação, nem tampouco demonizar aqueles que perderam a fé ou deixaram de crer. O que temos aqui é a demonstração clara de que Deus se preocupa conosco indicando, inclusive, o melhor caminho para a felicidade conjugal. Deus jamais proibirá algo sem antever os resultados.

Salomão, o homem mais sábio da história declinou espiritualmente ao se aparentar com Faraó casando-se com sua filha. (I Reis 3:1). Pouco a pouco, sua fé foi enfraquecida e logo misturou-se em cultos pagãos, desonrando assim a Deus.

“Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)

Na dinâmica da vida cristã, qualquer ligação com incrédulos que tende a diminuir o amor ou mudar a direção da peregrinação para Deus é um jugo desigual.

Todos desejam ter felicidade no relacionamento, no entanto, ao escolher alguém para namorar é possível que o desejo pessoal seja mais forte que a orientação bíblica. Nesse caso, seguir os próprios desejos torna-se uma armadilha para a felicidade conjugal futura.

A Bíblia apresenta de forma bem clara a visão que precisamos ter sobre este assunto. Perceba que as famílias no antigo testamento levavam em consideração a origem e as crenças das esposas ou maridos que seriam escolhidos para seus filhos (Gn. 24:2-4; Jz. 14:3).

Seria a orientação bíblica sobre o jugo desigual ultrapassada para nosso tempo?

Para entender melhor o que a Bíblia quer lhe dizer:

1. Você está disposto(a) a fazer concessões? Quem seguirá a fé de quem? Quem baixará a guarda primeiro quando os princípios forem questionados?
2. Que valores prevalecerão? Questões como sexo antes do casamento, ambientes e festas, alimentos, missão, fidelidade a Deus... Após o casamento, virão os filhos. E então? Serão educados mediante os valores de quem?
3. Mudanças extraordinárias não acontecem depois do “sim” no altar. A tendência é que a convivência acentue ainda mais as diferenças, principalmente as que dizem respeito à fé individual.
4. A desobediência à vontade de Deus terá consequências. Não é sensato imaginar que a desobediência irá trazer consigo felicidade.

Felicidade não está associada à liberdade irrestrita. Felicidade tem a ver com escolhas acertadas. Se a vida a dois é um assunto importante para você, não será demais dedicar tempo para meditar, orar a Deus e escolher com muito cuidado a pessoa com a qual você compartilhará os melhores momentos de seu futuro.

Se você já é casado(a) e sofre as consequências de escolhas equivocadas do passado, ore a Deus e faça de tudo para que seu testemunho seja uma porta sempre aberta para que seu cônjuge conheça também a felicidade em Cristo!

PARA DISCUTIR

1. É possível ser feliz desprezando as orientações bíblicas quanto ao jugo desigual? Por quê?
2. Explique como o dizer não para um relacionamento “desigual” pode ser uma demonstração de amor ao próximo.
3. O que você diria a um(a) amigo(a) que lhe procurasse para pedir conselhos sobre o namoro com um(a) descrente?

"Homens e mulheres de outro modo sensatos e conscienciosos, fecham os ouvidos aos conselhos; são surdos aos apelos e rogos de amigos e parentes, e dos servos de Deus. A expressão de um aviso ou advertência é considerada impertinente intromissão, e o amigo que é fiel bastante para pronunciar uma admoestação, é tratado como inimigo. Tudo isso é como Satanás deseja. Ele tece seu encanto em volta da alma, e esta se torna enfeitiçada, apaixonada. Não é este um quadro traçado pela imaginação, mas apresentação de fatos. Deus não dá sua sanção a uniões que Ele proibiu expressamente." (O Lar Adventista, p. 61)

Versos estudados nesta lição:
Mateus 6:33; Salmos 27:14; Mateus 21:22

 

Pr. Fabiano Capeletti
Ministério Jovem
Associação Cearense