Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 43 - 27 de outubro - Relacionamento a três

RELACIONAMENTO A TRÊS “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rompe facilmente.” (Ecl 4:12) É melhor 2 do que 1: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). Essa foi a conclusão que Deus chegou na semana da criação. Ao criar o homem […]


  • Compartilhar:

RELACIONAMENTO A TRÊS

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rompe facilmente.” (Ecl 4:12)

É melhor 2 do que 1: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). Essa foi a conclusão que Deus chegou na semana da criação. Ao criar o homem Deus percebeu que precisava lhe dar uma auxiliadora, ou seja, um complemento, para que um apoiasse o outro. Nascia ali o casamento. Para endossar o que Deus fez na criação e exaltar a importância do casamento e da família, Jesus inicia seu ministério na Galiléia, em uma festa de casamento. A Bíblia diz que: “Jesus também foi convidado para o casamento”. No momento que o vinho acabou, Ele estava ali para ajudar a resolver o problema. Esse casal tomou
a melhor decisão das suas vidas ao começar seu casamento convidando Jesus para estar com eles.

Realidade da vida a dois:
O IBGE aponta que décadas atrás se viam mais taxas de nupcialidade do que hoje:

Casamento e divórcio
A idade média dos cônjuges entre casamento e divórcio:
Homens:
Casamento – 27 a 30 anos
Divórcio – 41 a 43 anos
Mulheres:
Casamento – 23 a 27 anos
Divórcio – 38 a 40 anos
A média de duração do casamento desde a década 80, diminuiu de 19 anos para 15 anos. O Brasil registrou 341,1 mil divórcios em 2014, antes 130,5 mil registros em 2004. É um salto de 161,4% em dez anos. A cada ano, aproximadamente, 100 mil crianças enfrentam o divórcio.
Para o IBGE, taxas atuais de divórcios refletem a gradual mudança de comportamento da sociedade brasileira.
Possíveis Causas do Divórcio:
• Casamento sem planejamento.
• Casamento precipitado. As pessoas ainda não se conhecem e casam.
• Não esperam a maturação do casamento e logo optam pelo divórcio.

Melhor três do que dois:
“O cordão de três dobras não se rompe facilmente”: Quando o cordão é dobrado ele fica mais resistente, e se acrescentar uma dobra a mais, fica mais difícil de quebrar. A terceira dobra faz alusão a uma terceira pessoa no casamento. Não é um filho ou um triângulo amoroso, mas a presença e intervenção de Deus na vida do casal. Quando a pessoa luta sozinha fica mais difícil de vencer as dificuldades da vida, quando compartilhada com o cônjuge a força aumenta, e se buscar a terceira dobra, em Deus, o problema pode ser resolvido com mais segurança e certeza de vitória.

Na sociedade que estamos vivendo, onde a mudança de comportamento tem levado a destruição de muitos casamentos, nos resta pensar que viver a dois o fracasso pode estar mais perto que imaginamos. Por mais que viver a dois seja bom, mas a três, é o ideal de Deus, ou seja, você, seu cônjuge e Deus, um casamento de sucesso.

"Deus celebrou o primeiro casamento. Assim esta instituição tem como seu originador o Criador do
Universo. Quando os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção." Lar Adventista, 25-26.

PARA DISCUTIR

1. Quais as formas de convidar Jesus para estar em meu casamento?
2. Quem fará o convite para Jesus? O marido ou a esposa?
3. É possível Jesus estar no casamento se os dois não são da mesma igreja?
4. “O lar cristão deve ser o lugar mais atrativo do mundo, não deve faltar alegria no lar” (LA21.1). O que o marido pode fazer para que seu lar seja atrativo e alegre? E a mulher?
5. Quais atividades o casal pode realizar para ensinar outros casais que, vale a pena viver um relacionamento a 3 com Jesus?

Conclusão - Apelo
A melhor decisão que o casal de Caná da Galileia fez, foi convidar Jesus para estar em seu casamento, pois quando o problema surgiu, logo foi resolvido. Deus fez questão de celebrar o primeiro casamento do planeta e Jesus fez Seu primeiro milagre em um casamento.
O desejo de Deus é estar em sua vida matrimonial. Os problemas não deixarão de existir, mesmo Jesus estando presente, mas, se aos olhos humanos não tiver solução, o próprio Deus virá para fazer um milagre em seu casamento.
Estudar a bíblia, orar juntos, orar um pelo outro e ajudar outros casais a viverem seu relacionamento com Jesus, são algumas das formas de viver esse relacionamento a três. Por isso, convide Jesus para estar em seu casamento, pois nesse relacionamento é melhor 3 do que 2.
Não se esqueça que o cordão de três dobras não se rompe facilmente. Sendo a primeira dobra o marido, a segunda a esposa e a terceira Deus, que fortalecerá sua vida a dois.

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
Eclesiastes 4:12
Gênesis 2:18
João 2:2

Pr. Flávio Oliveira
Ministério Jovem Associação Pernambucana Central