Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 4 - 26 de janeiro - Enfrentando as frustrações da vida

ENFRENTANDO AS FRUSTRAÇÕES DA VIDA “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tendo bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33 As frustrações da vida nos fazem depender de Deus, percebemos que este mundo é passageiro e adquirimos resiliência para vencer os obstáculos que aparecem […]


  • Compartilhar:

ENFRENTANDO AS FRUSTRAÇÕES DA VIDA

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tendo bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

As frustrações da vida nos fazem depender de Deus, percebemos que este mundo é passageiro e adquirimos resiliência para vencer os obstáculos que aparecem no nosso caminho.”

Quase todo mundo enfrenta ou já enfrentou experiências frustrantes na vida, sejam sonhos que não foram alcançados, decepções nas diversas áreas da vida, expectativas frustradas etc.

Faz parte da vida do ser humano passar por esses momentos de desilusão e decepção, momentos assim colocam-nos em situação de estresse e, muitas vezes, fazem-nos enxergar a vida sem a perspectiva correta. Por isso, Deus nos oferece ferramentas para lidar e superar esses momentos, que se não administrados e entendidos de maneira correta, podem nos fazer querer desistir dos planos, projetos e até mesmo da vida.

A frustração é sentimento de impotência perante uma situação, um desejo ou uma esperança não cumprida. Ainda que seja um sentimento normal, a maneira como a enfrentamos é o que faz com que seu curso ganhe relevância ou não, em nós. A pergunta que precisamos nos fazer é: Quais são nossas limitações e até onde podemos conseguir aquilo a que nos propomos? Essa pergunta nos ajuda a entender nossos limites e pode ser uma ferramenta muito eficaz ao lidarmos com as experiências
frustrantes, e isso envolve reconhecimento. Note que o rei Davi reconhece, diante de Deus, seus pontos mais frágeis quando afirma: “Por que eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. ” Salmos 51:3. Quando reconhecemos nossos limites, além de ser um sinal de humildade, aprendemos a não confiarmos tanto em nós mesmos.

Outro elemento importante para se administrar o sentimento de frustração é a aceitação daquilo que não se pode mudar. Evite inventar desculpas, voltar à situação ou imaginar outros desenlaces. Devemos aceitar a realidade, até porque pensar no que aconteceu não vai mudar a situação. Quando aceitamos a situação aprendemos melhor a entendê-la e a prosseguir rumo aos novos desafios propostos. Segundo o apóstolo Paulo: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam prossigo para o alvo. ” Filipenses 3:14. Logo, precisamos avançar diante das situações, vendo o que passou, avaliando o que foi negativo como oportunidade de recomeçar, pois assim as emoções também estarão sob controle. Controlar as emoções é uma arte que se aprende a cada dia. Todos nós, a cada dia, somos desafiados a lidarmos com nossas emoções e, quando ela está sob controle, adquirimos maturidade emocional, o que muito nos beneficia.

O Senhor Jesus nos oferece animo para continuar de cabeça erguida mesmo diante das crises da vida, de acordo com Ellen White: “para enfrentar provas e tentações, e cumprir suas injunções, será necessária fé perseverante. Podemos, porém, triunfar esplendidamente; nenhuma alma vigilante que ore e creia será enlaçada pelo inimigo.” CL, cap. 63. Além de aprendermos com o que não deu certo, encontramos um aprendizado ainda maior: Dependência exclusiva do Senhor,
quando dependemos dEle, entendemos nossas limitações, começamos a aceitá-las e buscamos força do alto, o que nos proporciona “resiliência”, que significa a capacidade de superar dificuldades. A superação dos problemas e frustrações nos ajuda a olharmos para os próximos desafios com esperança na certeza que alcançaremos a vitória em Cristo Jesus!

Conclusão – Apelo
Os momentos de tensão que passamos no decorrer da nossa vida são reais, as decepções existem, mas podemos aprender com elas e adquirirmos condições de prosseguirmos na jornada cristã. Afinal, estamos neste mundo, mas não somos daqui. Por isso, nosso foco maior deve ser o céu. Devemos viver com os pés na terra, mas os olhos no céu!

PARA DISCUTIR

1. Você já passou por uma situação adversa que acabou o aproximando mais de Deus?
2. Por que somos tão vulneráveis a sofrermos dentro dos nossos relacionamentos?
3. É fácil suprir a expectativa dos outros? Quando isso não acontece, como nos sentimos?
4. Todo cristão deve ser alegre pela presença de Deus na sua vida, mas por que quando algo nos aflige, isso também acaba levando também a nossa alegria?
5. Como você se sente em relação ao sofrimento dos outros? Como podemos ajudar aos que estão em sofrimento emocional?

Versos estudados nesta lição:
João 16:33; Salmos 51:3; Filipenses 3:14

AUTOR: Pr. Diego Gomes
Distrital Associação Pernambucana