Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 38 - 22 de setembro - Timóteo: um jovem fiel

TIMÓTEO: UM JOVEM FIEL “Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte ensino em cada igreja.” 1 Coríntios 4:17 No mundo em que vivemos, é cada vez mais difícil encontrarmos pessoas fiéis como os guardas […]


  • Compartilhar:

TIMÓTEO: UM JOVEM FIEL

“Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte ensino em cada igreja.” 1 Coríntios 4:17

No mundo em que vivemos, é cada vez mais difícil encontrarmos pessoas fiéis como os guardas de Pompeia, que se mantiveram firmes no cumprimento do dever, mesmo quando estavam prestes a perderem a vida. Atualmente, também não encontramos com facilidade pessoas que sejam fiéis a família, aos amigos ou a Deus. Por essa razão, quando encontramos na Bíblia histórias como a de Timóteo, que foi um jovem ministro fiel aos princípios divinos em tudo que fez, sentimo-nos desejosos de conhecer de perto a experiência desse rapaz.

1. Fiel Desde a Infância
Uma das definições para "fiel" no dicionário de Aurélio é: "aquele que guarda fidelidade". Timóteo era filho de Berenice e neto de Lóide, duas mulheres crentes, que lhes apresentaram os princípios da Palavra de Deus desde a sua infância. 2 Tm 1:5 Timóteo cresceu, tornou-se um jovem, mas manteve-se fiel aos princípios da Palavra de Deus, aprendidos em sua infância. 2 Tm 3:15. Havia muitos seguidores de Paulo, mas Timóteo ocupava um lugar muito especial no coração do velho apóstolo. Ele era um homem singular pela sua obediência e submissão a Cristo; para o apóstolo era como um filho. A mensagem de Paulo era a mesma onde quer que ele pregasse. Ele não tinha ensinado aos coríntios nada diferente do que ensinara aos efésios ou aos bereanos. Ele desejava que a igreja de Corinto estivesse em harmonia com as demais e ninguém melhor do que Timóteo, um jovem “fiel”, para garantir esse propósito.

2. Um Jovem Fiel
Apesar de ter vivido em um tempo bem distante de nossos dias, Timóteo não enfrentou tentações e provas menores que os jovens de hoje, pois a influência romana predominante na sociedade da época, fornecia os ingredientes necessários como, vaidades, idolatria, filosofias que arrastavam os jovens na correnteza das tentações e os empurravam para longe da religião verdadeira. Além disso, Timóteo, foi filho de um pai Grego, o que dificultava ainda mais sua vida como um cristão fiel.

Ao observarmos a vida desse jovem, perceberemos quatro aspectos que contribuíram para sua fidelidade:
a) Timóteo foi um jovem atuante no evangelho desde a mais tenra idade Atos (16:1-2). Com sua atuação desde cedo no evangelho, na pregação, ensino da palavra e pastoreio de igreja, ele nos ensina que o jovem é a igreja de hoje, que o jovem pode assumir grandes responsabilidades na casa de Deus.
b) Timóteo escolheu um ótimo mentor. Paulo foi o mentor de Timóteo. Paulo conduziu Timóteo a fazer uma grande obra, sendo reconhecido nos nossos dias como um evangelista, um mestre e um pastor de referência para a liderança atual.
c) Timóteo tinha uma ótima reputação que ultrapassava as divisas da sua cidade (Atos 16:2). Vê-se, no texto, que ele era reconhecido em sua cidade Lista e também em Icônio. É muito animador ver que existem pessoas que mesmo jovens são capazes de causarem uma boa impressão.
d) Timóteo foi fiel a Deus e manteve firme sua confissão mesmo diante da prisão (Hebreus 13:23). O escritor aos Hebreus, registra que Timóteo havia sido solto, indicando que por algum motivo ele estivera preso. Não há registros adicionais a esse respeito, mas com certeza sua prisão se deu pela confissão da fé em Jesus, como ocorreu também com muitos outros discípulos.

3. Fidelidade no Serviço
1 Tm 4:12 “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.
Apesar de sua juventude, Timóteo foi um ministro exemplar, cumprindo com seus deveres e apoiando seu mentor, o Apóstolo Paulo, no suporte as igrejas que haviam sido plantadas anteriormente, com encorajamento e exortações constantes.
a) Timóteo atuou na obra missionária deixando sua cidade e seguindo Paulo (Atos 16:3).
b) Timóteo ajudou Paulo a sacudir o mundo de então (Atos 17:6). Timóteo, apesar de bastante moço, ajudou Paulo e os demais discípulos a cumprirem a missão evangelística de Cristo (Marcos 16:15).

Há uma grande obra a realizar-se em nossos dias através da juventude, e há muitos jovens talentosos em nossas igrejas realizando pouco ou quase nada para Deus. Onde estão os moços e moças dispostos a ingressarem nas fileiras do ministério utilizando seus talentos e dons a serviço do Mestre?

"A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus." Educação, p. 57

PARA DISCUTIR

1. Como você entende a importância da instrução religiosa recebida por Timóteo em seu lar, da parte de sua mãe e avó contribuindo para a sua vida de fidelidade a Deus?
2. Na sua opinião, que barreiras impedem nossos jovens, hoje, de serem fiéis a Deus como foi Timóteo no passado?
3. Como a igreja pode ajudar os jovens hoje a viverem uma vida de fidelidade a Deus num mundo tão cheio de distrações?
4. Como podemos aplicar as características que encontramos na vida e ministério de Timóteo aos nossos jovens hoje?
5. O que podemos fazer para despertar o interesse em jovens de nossas igrejas em servirem a Deus como ministros fiéis, assim como foi Timóteo?

Conclusão – apelo

O pai conduz o filho pela floresta sombria no final da tarde, sobe a montanha com ele, venda-lhe os olhos e o deixa sozinho. O menino se assenta e passa a noite sozinho, na mais absoluta escuridão. Se quiser ser aprovado, ele não pode remover a venda até o dia amanhecer. Também não pode chorar nem gritar por socorro. Se ele aguentar a noite toda, será considerado um homem. E, como os outros que vieram antes dele, não poderá contar a sua experiência aos próximos candidatos, porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido. Ele, naturalmente, está amedrontado.

O seu medo o faz ouvir toda espécie de barulho. Animais selvagens podem estar por perto. Talvez índios de uma tribo adversária o encontrem e o matem. Os insetos vão atormentá-lo. As cobras lhe causam terror. Ele terá frio, fome e sede. O vento sopra e até o solo parece se mexer. Tudo lhe parece ameaçador, mas ele não remove a venda.

Segundo os Cherokees, esse é o único modo dele se tornar um homem. É o rito de passagem cherokee da infância à fase adulta.

Finalmente, após esta noite horrível, o sol aparece e o menino pode remover a venda. E vê, então, seu pai sentado ali por perto, cuidando dele a noite toda. “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” – Hebreus 13.5.
Deus, ainda hoje, precisa de jovens fiéis como Timóteo, que estejam dispostos a dedicarem a Ele sua vida. Sua promessa é que sempre estará ao lado dos Seus fiéis.

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
1 Coríntios 4:17; 2 Tm 1:5; 2 Tm 3:15; Atos 16:1-2; Hebreus 13:23; 1 Tm 4:12; Atos 16:3; Atos 14:8-11; Hebreus 13:5.

Pr. Geison Florêncio - Presidente Missão Nordeste