Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 35 - Escolhendo superar - 01 de setembro

ESCOLHENDO SUPERAR “Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a Sua voz e se apeguem firmemente a Ele.” Deuteronômio 30:19, 20 Um começo excepcional não significa um final extraordinário. Na vida cotidiana, vemos inúmeras histórias de pessoas cheias de […]


  • Compartilhar:

ESCOLHENDO SUPERAR

“Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a Sua voz e se apeguem firmemente a Ele.” Deuteronômio 30:19, 20

Um começo excepcional não significa um final extraordinário. Na vida cotidiana, vemos inúmeras histórias de pessoas cheias de talentos e um futuro promissor terminando de forma trágica devido às suas escolhas. A Bíblia Sagrada também possui relatos assim. Vemos um jovem como Sansão fazendo escolhas erradas no tocante ao seu relacionamento amoroso. Lemos sobre o Judas que preferiu seguir as suas convicções ao invés de se submeter a Jesus Cristo. No monte do Calvário, ao lado de Jesus, encontramos dois homens crucificados que um dia foram crianças repletas de sonhos, porém, suas decisões os levaram até ali. Enfim, há muita gente que ao invés de progredir, regridem. Porém, como veremos na história de João Marcos, uma escolha errada não necessariamente determina como será nosso fim.

Devemos ter humildade para reconhecer que erramos, fé para receber o perdão e coragem para seguir adiante.

João Marcos era um jovem talentoso e temente a Deus.
Seu lar era cristão e ele sentia profunda gratidão pela misericórdia de Deus (At 12:12). No seu coração era latente o desejo de ser missionário. Assim, na primeira oportunidade que teve Marcos se juntou ao seu primo Barnabé e Paulo – ambos missionários – para auxiliá-los na missão no território da Galácia. Ele ainda era jovem e inexperiente. Não fazia ideia dos desafios do ministério evangélico. Engana-se aquele que pensa que a vida missionária está isenta de desafios.

Com o passar dos dias, Marcos passou a sentir as dificuldades do ministério como um fardo pesado.

O desânimo e medo o tomaram. Como bem observou a escritora Ellen White, João Marcos “trabalhara com êxito sob circunstâncias favoráveis, mas agora, em meio a oposição e perigos que tantas vezes cercam o missionário pioneiro, não suportou as dificuldades como bom soldado da cruz. Devia aprender ainda a enfrentar valorosamente os perigos, perseguições e adversidades. À medida que os apóstolos avançavam, encontrando dificuldades cada vez maiores, Marcos intimidava-se, e perdendo todo o ânimo, recusou-se a prosseguir, retornando a Jerusalém.” (AA, p. 94).

A atitude de Marcos não agradou ao missionário Paulo que o julgou desfavoravelmente por um tempo.
Por este motivo, quando houve a oportunidade de fazerem juntos outra viagem missionária Barnabé quis levá-lo consigo, mas, Paulo não consentiu (At 15:37, 38). A partir desse momento a dupla Barnabé e Paulo se separou para que Marcos tivesse a oportunidade de ser formado e incentivado por seu primo mais experiente. Esse é o ponto da virada na vida deste jovem promissor – mais uma chance.

"Essa deserção fez com que Paulo julgasse por algum tempo desfavoravelmente a Marcos; severamente mesmo. Por outro lado, Barnabé se inclinava a desculpá-lo devido a sua inexperiência. Estava ansioso para que Marcos não abandonasse o ministério, pois nele via qualidades que o habilitariam para ser útil obreiro de Cristo. Anos depois, sua solicitude por Marcos foi ricamente recompensada; pois o jovem se entregou sem reservas ao Senhor e à tarefa de proclamar a mensagem do evangelho em campos difíceis. Sob a bênção de Deus e a sábia orientação de Barnabé, ele se tornou um valoroso obreiro." Atos dos Apóstolos, p. 94

PARA DISCUTIR

1. O que motivou Marcos a envolver-se com o trabalho de Barnabé e Paulo?
2. Houve um problema no relacionamento entre os três. Como isso foi resolvido?
3. Quais dificuldades eles tiveram de enfrentar no trabalho missionário e como eles as superaram?
4. O que contribuiu para a reconciliação entre Paulo e Marcos?
5. Quais aspectos dessa história são similares à nossa?

Conclusão - Apelo

O tempo é implacável. Ele está para todos e ninguém pode negá-lo. Resta-nos a experiência do que passou, a oportunidade do que estamos vivendo e a abertura do que está por vir. Marcos aproveitou sua oportunidade presente e desenhou um futuro incrível. Devemos ter humildade para reconhecer que erramos, fé para receber o perdão e coragem para seguir adiante.

João Marcos, um ser humano como eu e você, se doou para a Igreja de Cristo, escreveu um dos quatro Evangelhos e serviu a Paulo (o mesmo que o rejeitou) até os últimos dias desse. Recompensas por esta escolha? Inúmeras invisíveis, entretanto, pelo menos uma visível: As palavras de Paulo ao seu amigo Timóteo dizendo: “Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério”. (2 Tm 4:11). Que privilégio! Você também pode escolher hoje superar uma escolha fracassada e construir um lindo futuro. Escolha!

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
Deuteronômio 30: 19, 20.
Atos 15:37, 38
2 Timóteo 4:11

 

Pr. Otávio Barreto
Ministério Pessoal Associação Pernambucana