Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 34 - 25 de agosto - O Legado

O LEGADO “Ensina a criança no caminho em que deve andar...” Provérbios 22:6 “Trabalhar na formação de crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores […]


  • Compartilhar:

O LEGADO

“Ensina a criança no caminho em que deve andar...” Provérbios 22:6

“Trabalhar na formação de crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz e cada um vai vivendo isoladamente na sociedade. O estresse e a ansiedade fazem parte da rotina de jovens e adultos. A produção de conhecimento se multiplicou, mas as novas gerações não estão sendo formadas para pensar e sim para repetir informações.

A condição física e mental dos pais é perpetuada nos filhos. Pela cultura física, mental e moral todos podem tornar-se coobreiros de Cristo. Muito depende dos pais. Depende deles se trarão ao mundo filhos que se mostrarão uma bênção ou uma maldição.” L.A., pág. 172.

“Se você fracassar na educação de seus filhos, nada que fizer bem terá muita importância. ” Jaqueline Kenedy

Ensinar - Um ato de amor

Numa família saudável, os pais assumem a responsabilidade de orientar os filhos – ensinar, treinar e disciplinar. No mundo grego antigo, duas palavras descreviam a função dos pais: ensinar e treinar. A palavra grega para ensino, nouthesia, significa literalmente “colocar na mente”. Na forma grega de pensar, isso era feito por meio de admoestação verbal, ou seja, ensinar por meio de palavras, A palavra para treino é paideia. Às vezes, é traduzida por “punir” e sempre envolvia ação. Havia um aspecto tanto positivo, quanto negativo. O aspecto de nutrição podia envolver abraçar e beijar uma criança, enquanto o aspecto de punição talvez implicasse o afastamento físico de um perigo, mas a ênfase em ambos se dava no sentido de agir.

Numa família saudável, os pais equilibram palavras e ações. Reservam momentos para explicarem as regras e as consequências de quebrá-las. Também colocam em prática ações amorosas ao administrarem as consequências. Quando esse equilíbrio for obtido, os pais provavelmente não chegarão ao extremo de gritarem, berrarem e ameaçarem, por um lado, nem de praticarem o abuso físico, por outro. É bem provável que alcancem o objetivo de ajudarem os filhos a se transformarem em adultos emocionalmente sadios.

Os vínculos definem a qualidade da relação

O que seus filhos registram de você? As imagens negativas ou positivas? Todas. Eles arquivam diariamente os seus comportamentos, sejam eles inteligentes ou estúpidos. Você não percebe, mas eles o estão fotografando a cada instante.

O que gera os vínculos inconscientes não é só o que você diz a eles, mas também o que eles veem em você. Muitos pais falam coisas maravilhosas para suas crianças, mas tem péssimas reações diante delas: são intolerantes, agressivos, parciais, dissimulados. Com o tempo, cria-se um abismo emocional entre pais e filhos. Pouco afeto, mas muito atritos e críticas.

Tudo o que é registrado não pode ser mais deletado, apenas reeditado através de novas experiências sobre experiências antigas. Reeditar é um processo possível, mas complicado. A imagem que seu filho construiu de você não pode mais ser apagada, só reescrita. Construir uma excelente imagem estabelece a riqueza da relação que você terá com seus filhos.

Pais e Filhos

“Porque o Senhor corrige quem ele ama, assim como um pai corrige um filho a quem ele quer bem”. Os filhos não precisam de gigantes, precisam de seres humanos. Não precisam de executivos, médicos, empresários, administradores de empresas, mas de você, do jeito que você é. Adquira o hábito de abrir seu coração para os filhos e deixá-los registrarem uma imagem excelente da sua personalidade.
Sabe o que acontecerá?

Eles se apaixonarão por você. Terão prazer em procurá-lo, em estar perto de você. Quer coisa mais gostosa do que isso? A crise financeira, as perdas ou as dificuldades poderão arremeter-se sobre a relação de vocês, mas se ela tem alicerces, nada a destruirá.

“O bom exemplo constitui o melhor e mais eficaz sistema de educar os filhos.” (Prov. Judaico)

"Pais se deixais de dar aos filhos a educação que Deus tornou vosso dever dar-lhes, tanto por preceito como por exemplo, tereis de responder a vosso Deus pelos resultados. Estes resultados não serão confinados meramente a vossos filhos, mas alcançarão gerações." L.A., pág. 172,173.

PARA DISCUTIR

1. Deve gerar filhos quem não quer ter o trabalho de criá-los e educá-los? Por quê?
2. O que posso fazer pelo meu filho a fim de tornar o aprendizado eficiente?
3. Que legado deixarei para os meus filhos?

CONCLUSÃO - APELO

Mesclar ações e palavras é extremamente eficaz na educação dos filhos. Isso é verdade tanto no ensino de habilidades quanto na formação do caráter. Fazer coisas com seus filhos, ainda que não haja nenhum objetivo educacional específico, é, na verdade, ensinar a eles o valor dos relacionamentos. Em famílias sadias, pais e filhos fazem coisas juntos. Às vezes, essas atividades são desenvolvidas com objetivos educacionais específicos em mente. Em outras ocasiões, acontecem simplesmente “por diversão”, mas todas as atividades familiares constituem, na verdade, momentos de educação dos filhos. Talvez num nível mais básico, estejamos apresentando a eles um modelo de criação de filhos que enfatiza que pais e filhos são uma família e que famílias fazem coisas em conjunto.

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO

• Provérbios 22:6
• Provérbios 3:12
• A família que você sempre quis – Gary Chapman
• Pais brilhantes, Professores fascinantes – Augusto Cury
• O lar adventista – Ellen G. White

Pr. Gustavo Alves
Distrital Associação Pernambucana