Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 33 - 18 de agosto - Adolescência

Adolescência “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade...” Eclesiastes 12:1. Adolescência é uma fase de intensas transformações no corpo, na mente, no comportamento e na perspectiva de mundo. Se buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem da palavra vem do latim “adolescentia”, que significa período da vida humana entre […]


  • Compartilhar:

Adolescência

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade...” Eclesiastes 12:1.

Adolescência é uma fase de intensas transformações no corpo, na mente, no comportamento e na perspectiva de mundo. Se buscarmos a definição de adolescência, vamos descobrir que a origem da palavra vem do latim “adolescentia”, que significa período da vida humana entre a infância e a fase adulta. No entanto, essa fase da vida só foi encarada como tal a partir do século XIX. Antes disso, qualquer pessoa partia da infância direto para a idade adulta. A Bíblia não faz nenhuma referência à adolescência, pois, para a cultura da época, aos 12 anos a pessoa já era responsável pelas próprias atitudes.
Hoje, a transição entre a infância e a idade adulta é claramente entendida e aceita como a adolescência. Uma fase de intensas transformações no corpo, na mente, no comportamento e na perspectiva de mundo.

Fase de transformações
A Bíblia, em Eclesiastes 3:1, ensina-nos que tudo tem o seu tempo: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1. Assim, existe um tempo determinado para a Adolescência. E quando ela começa? Legalmente, a adolescência é um período de 6 anos, entre os 12 e 18 anos, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Já, biologicamente, a adolescência começa com a puberdade.
A puberdade é o início das transformações físicas e psíquicas, que todo homem e mulher passam, desencadeadas por uma “explosão” hormonal. Nos meninos, a voz engrossa, os ombros alargam, pelos nascem em diversas partes do corpo, incluindo barba e bigode, além de iniciar um despertar emocional e físico pelo sexo oposto. Nas meninas, o quadril e o busto crescem, ocorre o despertar emocional e físico pelo sexo oposto, além do corpo preparar os órgãos do sistema reprodutor com a “menarca”, que é a primeira menstruação.
Já dá pra perceber que não é uma fase tão fácil assim. É uma fase de intensas transformações.

Diálogo, a chave do sucesso
Geralmente, em boa parte das famílias, há uma ruptura no relacionamento entre os pais e filhos, durante a adolescência. Parte dessa ruptura deve-se a questões culturais que exigem que os pais imponham sua visão de mundo aos filhos adolescentes. Para muitos, isso ocorre sem stress ou dificuldades; já para outros, é o início de uma guerra doméstica que pode durar anos. É nesse período crítico na vida dos filhos que os pais precisam usar o diálogo com intensidade e sabedoria. Esse diálogo precisa ser executado mais como uma conversa e menos como um sermão, pois, na adolescência, os meninos e meninas estão criando uma nova e própria perspectiva de mundo e os pais precisam auxiliá-los, com amor, amizade e muita firmeza.

Na adolescência, a educação deve continuar, mas com abordagens diferentes. Por exemplo: com crianças, os pais ordenam e elas obedecem. Um “não” é entendido como uma proibição e pronto. Já para os adolescentes, esse recurso é incompleto. O “não” ou o “sim” dos pais, agora precisam vir acompanhados de explicações. A proibição precisa ser explicada; e ao explicar o motivo, ocorre o processo de educação. Ou seja, na adolescência devemos continuar com a máxima área da educação de Provérbios 22:6: “educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Ouvir faz bem
Na adolescência há uma intensa tentação que todos passam que é: ignorar as orientações dos pais. Isso ocorre por que na necessidade natural de se tornar independente, o adolescente busca sua própria visão de mundo e, na maioria das vezes, a opinião dos amigos se torna mais interessante que a da família. No entanto, de todas as pessoas, as que mais desejam o nosso bem são os nossos pais.

Cada adolescente precisa compreender que apesar das negativas e divergências, os pais, na grande maioria das situações, sempre estão com a razão, pois eles já passaram por experiências parecidas e sofreram com os erros do passado. Desse modo, o conhecimento deles é necessário para que o filho não cometa o mesmo erro e não sofra as mesmas consequências. A Bíblia aconselha firmemente para cada adolescente: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe. ” Provérbios 1:8.

"A grande obra dos pais... é a formação do caráter - restaurar a imagem de Cristo nos que se acham sob seus cuidados. O conhecimento das ciências torna-se insignificante em comparação com esse grande objetivo." Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 61.

"Especialmente da idade de dez a dezoito, os filhos são propensos a julgar que nenhum mal pode haver em ir a reuniões mundanas de jovens companheiros. Mas os experientes pais cristãos podem ver o perigo. Estão familiarizados com o temperamento peculiar dos filhos, e sabem o efeito dessas coisas em seu espírito. Assim, levados pelo desejo de que se salvem, devem mantê-los afastados desses atrativos..." Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 327.

PARA DISCUTIR

1. Que atitudes os filhos (adolescentes) podem tomar para que a atmosfera do lar seja um ambiente celestial?
2. Que atitudes os pais (de adolescentes) podem tomar para que a atmosfera do lar seja um ambiente celestial?
3. Quando começa a idade adulta?
4. Qual a importância do Culto Familiar para o bom relacionamento da família?
5. Como um adolescente pode se organizar para ler a Bíblia, orar e estudar a lição da Escola Sabatina todos os dias?

Conclusão - Apelo
Obedecer é o melhor caminho. Apenas dois mandamentos em Êxodo 20 não contêm a palavra “não”. Ou seja, oito deles são negativas, os outros dois (o 4º e o 5º mandamento) parecem um pouco mais especiais. O 4º mandamento requer a observância do sábado e o quinto orienta que devemos honrar nossos pais: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Êxodo 20:12.

Desse modo, Deus solicita que para fazermos Sua vontade precisamos honrar nossos pais com nosso amor e obediência.
Você deseja cumprir a vontade de Deus honrando seus pais? Você acha que precisa de uma oportunidade para recomeçar? Você ama seus pais? Por que você não diz isso a eles? Se eles estiverem perto de você, dê um abraço, um beijo, e diga EU TE AMO com vontade. Se eles estiverem longe, mande uma mensagem ou faça uma ligação.
Se os filhos são os maiores tesouros dos pais, os pais são os maiores amigos dos filhos!

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
Eclesiastes 12:1
Eclesiastes 3:1
Provérbios 22:6
Provérbios 1:8
Êxodo 20:12

Pr. Leandro Alencar
Ministério Jovem - Associação Pernambucana