Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 32 - 11 de agosto - Disciplina equilibrada

DISCIPLINA EQUILIBRADA “Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros.” Prov. 10:17 (NVI) Em essência, quando falamos em disciplina, estamos falando no governo de si mesmo. A verdadeira disciplina consegue mais do que obediência. Os pais podem usar do seu autoritarismo para com os filhos e conseguir […]


  • Compartilhar:

DISCIPLINA EQUILIBRADA

“Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros.” Prov. 10:17 (NVI)

Em essência, quando falamos em disciplina, estamos falando no governo de si mesmo. A verdadeira disciplina consegue mais do que obediência. Os pais podem usar do seu autoritarismo para com os filhos e conseguir que, naquele momento, a sua vontade prevaleça. Mas em sua ausência esses filhos tomam decisões completamente opostas. Disciplinar é muito mais do que levar os filhos a uma obediência “aparente”. Disciplina é algo que acontece de dentro para fora. É quando, voluntariamente, os filhos compreendem o que fazer mediante determinadas situações. É uma consciência de que obedecer é o melhor caminho.

A disciplina é um assunto que requer muito equilíbrio e a sua prática é um constante desafio. Nesse estudo de hoje, analisaremos o que é uma disciplina equilibrada. O temor a Deus produz o equilíbrio em todas as áreas de nossa vida.

A Disciplina e a Palavra de Deus
A Bíblia claramente enfatiza a importância da disciplina; é algo de que todos precisamos para que sejamos pessoas produtivas, e é muito mais fácil se aprendido quando somos mais jovens (Prov. 22:6). Crianças que não recebem disciplina muitas vezes crescem rebeldes, não têm respeito à autoridade e como resultado não estão dispostas a uma obediência voluntária. O próprio Deus, nosso Pai Celestial, usa a disciplina para nos corrigir e conduzir ao caminho certo e para encorajar o arrependimento por nossos atos errados (Provérbio 6:23, 12:1, 13:1, 15:5).

Não podemos perder de vista que a disciplina de Deus é amorosa e tem objetivo redentivo. Se a sua aplicação resultar em medição de força, poder e autoritarismo por parte dos pais, ela perderá o objetivo. Se for recebida pelos filhos sem o devido temor e respeito, produzirá amargura e descontentamento.

Na Palavra de Deus, encontramos a verdadeira motivação para uma disciplina equilibrada: amor paterno e questão de honra dos filhos. (Prov. 13:24, Efes. 6:1, Êxodo 20:12).

Disciplina equilibrada
A Bíblia ao tratar dos deveres familiares, traz regras claras para uma disciplina equilibrada dos filhos. E para que isso ocorra, o conselho bíblico alerta também os pais. Vejamos Colossenses 3:20,21. Percebe-se que para que haja um equilíbrio nesse assunto, é imprescindível que pais e filhos acatem o princípio bíblico.

É muito comum encontrarmos lares onde existe um verdadeiro clima de acusações. Vejam essa frase: “Na casa de meus pais era assim”. E a resposta que vem normalmente é essa: “Hoje é diferente”. Bem, vale lembrar que isso não é dito com o tom de voz que você está ouvindo enquanto alguém está lendo! A Bíblia, no entanto, propõe um caminho diferente. Se pais e filhos buscarem a trilha do diálogo, do entendimento, respeito e, acima de tudo, temor ao Senhor, não haverá maiores dificuldades em seus relacionamentos. Um fator importante a ser considerado é a bi empatia, ou seja, eu me coloco no lugar do outro e o outro se coloca no meu lugar.

O lado amargo da disciplina
Talvez você já tenha sido vítima daquela brincadeira na qual uma pessoa oferece um bombom e ao colocar na boca você se dá conta de que é algo muito amargo. Imediatamente você se livra lançando fora. No livro de Hebreus 12:11, somos informados de que a disciplina, logo no seu início, é como um bombom amargo. A reação natural de qualquer pessoa é rejeitar. No entanto, com o passar do tempo, os resultados positivos começam a surgir como uma planta em meio ao deserto.

No mínimo, o que podemos fazer diante de uma disciplina é parar para refletir, ponderar, analisar. Admitir que precisamos ser corrigidos custa caro a nossa natureza humana manchada pelo pecado. Se a disciplina está partindo de pessoas que nos amam, feita no devido espírito, podemos concluir que essas pessoas estão sendo instrumentos de Deus para o nosso bem. (Prov. 1:8).

"Homens e mulheres que professam reverenciar a Bíblia e seguir-lhe os ensinos, deixam em muitos aspectos de praticar o que ela requer. Na educação dos filhos, seguem sua própria natureza perversa, em vez da revelada vontade de Deus... A Bíblia expõe regras para a correta disciplina dos filhos. Fossem esses preceitos de Deus acatados pelos pais, e veríamos hoje diferentes classes de jovens apresentar-se na arena de ação." TS1, p. 510.

PARA DISCUTIR

1. Que relevância tem a comunhão com Deus para uma vida equilibrada?
2. Quais os principais erros cometidos pelos pais ao disciplinar?
3. Quais os principais erros cometidos pelos filhos ao serem disciplinados?
4. Que futuro está reservado para um filho que não aceita a correção dos pais?
5. De que forma podemos entender o tema da disciplina no panorama do Grande Conflito?

Conclusão - Apelo
Pais e filhos, quando estão em sintonia com a Palavra de Deus, encontram maiores possibilidades para um relacionamento saudável. Mesmo que o passado esteja carregado de momentos ruins, o presente deve ser vivido com a sabedoria encontrada na Escritura Sagrada.

É natural que os pais esperem que seus filhos sejam obedientes. Por outro lado, os filhos esperam contar com a compreensão dos pais. O equilíbrio entres essas expectativas é possível quando o caminho a ser trilhado está baseado no temor a Deus, respeito, humildade, diálogo e compreensão.

Se para essa área da vida, pais e filhos estiverem necessitando de sabedoria, vale lembrar a promessa bíblica encontrada em Tiago 1:5. Peça, nesse momento, entendimento para ter um relacionamento equilibrado, de maneira que Deus seja glorificado em sua vida.

VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
Provérbio 6:23, 10:17, 12:1, 13:1, 15:5, 22:6
Prov. 13:24
Efes. 6:1
Êxodo. 20:12
Colossenses 3:20,21
Hebreus 12:11
Prov. 1:8
Tiago 1:5

Pr. Edimir Tavares - Distrital Associação Pernambucana