Lição PG nº 30 - 28 de julho - O poder do louvor!
O PODER DO LOUVOR! "Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre." Salmos 136:1 A música é basicamente composta de harmonia, melodia e ritmo. E está presente em grande parte do nosso cotidiano. Por isso, ela é uma arte bastante importante. Ela anima, emociona, traduz, demonstra, transforma e até […]
O PODER DO LOUVOR!
"Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre." Salmos 136:1
A música é basicamente composta de harmonia, melodia e ritmo. E está presente em grande parte do nosso cotidiano. Por isso, ela é uma arte bastante importante. Ela anima, emociona, traduz, demonstra, transforma e até mesmo fala por nós quando não temos mais palavras ou forças para dizer o que queremos. Certa vez alguém disse: “Sem música não há vida”.
A música foi uma ideia de Deus. Deus compôs a música exatamente na estrutura de Sua criação. Lemos que, quando Ele criou todas as coisas, “as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus” (Jó 38;7). Sem dúvida é um presente de muito valor para os seres humanos, e isso tem enriquecido a nossa vida desde o princípio do tempo no Antigo Testamento. Tem uma influência poderosa na vida do indivíduo e a história bíblica tem confirmado isso: Quando louvamos a Deus, começamos a celebrar as vitórias que somente Ele pode nos oferecer.
O louvor tem um poder histórico, cuja eficácia é comprovada na Bíblia.
As vitórias em Jericó e Jeruel foram obtidas em meio ao louvor:
Josué 6:16 e 20 – “E sucedeu que na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade sete vezes. Gritou, pois o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Tendo ouvido o povo o sonido da trombeta e levantado grande grito, ruíram as muralhas, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram.”
II Crônicas 20:22 – “Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do deserto de Seir que vieram contra Judá e foram desbaratados.”
Quando praticado, gera edificação individual e crescimento em comunidade.
Neemias 8:10 – “Disse-lhe mais: Ide, comei e tomai bebidas doces e enviai porções aos que não tem nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.”
Salmo 92:1 – “Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó altíssimo.”
Atos 2:47 – “Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo.
Enquanto isso, acrescentava-lhes o SENHOR, dia a dia, os que iam sendo salvos.”
Col. 2:7 – “Nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.”
Deus se agrada do louvor e nos concede o Seu poder.
A pior coisa que pode acontecer na vida de um cristão é desesperar-se numa situação difícil, perder a fé e deixar de louvar a Deus. Um dos motivos que o louvor é tão forte é que ele evita que desperdicemos nossas forças com lamentações e preocupações desnecessárias. Sendo assim, estaremos renovados em Deus para enfrentarmos qualquer dificuldade e vencermos pela fé. O inimigo do povo de Deus quer que o louvor seja estrito e vazio, pois ele sabe que o louvor sincero liberta de suas garras e o conduz à graça de Deus.
I Pedro 5:9 – “Resistí firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”
Atos 4:31 – “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”
"A música é de origem celestial. Há grande poder na música. É através da música que os nossos louvores se erguem Àquele que é a personificação da pureza e harmonia. É com a música e cânticos de vitória que os redimidos finalmente tomarão posse da recompensa imortal." Mensagens Escolhidas, vol 3. Pág. 335
PARA DISCUTIR
1. Qual a importância do louvor em minha relação pessoal com Jesus?
2. O Louvor, em um culto, é um item irrelevante, facultativo ou fundamental?
3. No culto prestado ao Senhor, O tenho louvado de todo o coração?
4. O que impede uma vida de louvor?
5. Qual a importância do louvor na aproximação de uma pessoa a Cristo?
Conclusão - Apelo
Hoje é dia de louvar! Hoje é dia de vencer! Entregue a sua vida ao criador e permita que Ele coloque diariamente em seu coração um novo cântico, um cântico de vitória. Ele o convida para você viver uma vida de louvor. Aceite-o, entregue-se, louve-O.
VERSOS BÍBLICOS USADOS NA LIÇÃO
Josué 6:16 e 20
II Crônicas 20:22
Neemias 8:10
Salmo 92:1, 136:1
Jó 38:7
Atos 2: 47, 4:31
Col. 2:7
I Pedro 5:9
Pr. Edwilson Ramos
Ministério Jovem Missão Piauiense