Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 22 - 1 de Junho - Delírios do Consumo

DELÍRIOS DO CONSUMO “O que AJUNTA no verão é filho SÁBIO, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” (Provérbios 10:5) Qual a diferença entre consumo e consumismo? No consumo, as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo, caracteriza-se pelos gastos excessivos em produtos supérfluos, movidos pela propaganda. Uma […]


  • Compartilhar:

DELÍRIOS DO CONSUMO

“O que AJUNTA no verão é filho SÁBIO, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” (Provérbios 10:5)

Qual a diferença entre consumo e consumismo? No consumo, as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário. Já o consumismo, caracteriza-se pelos gastos excessivos em produtos supérfluos, movidos pela propaganda.

Uma pesquisa do Instituto AKATU, com base nos estudos da UNESCO em 24 países dos cinco continentes, aponta o Brasil entre os 5 países mais consumistas do mundo.

Segundo a pesquisa, 37% dos jovens brasileiros se interessam muito por fazer compras, índice superior aos dos Franceses 32%, Japoneses 31%, Argentinos 28% e Americanos 12%.

Origem do consumismo:
O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas, as quais, juntas, levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional, entre outros fatores.

O sonho de consumo delas:
Consomem mais produtos diet, interessam-se mais por regimes e dietas, compram mais em shopping centers, compram mais jeans.

O sonho de consumo deles:
Acessam mais internet, compram mais tênis, se preocupam mais com roupas de marca, interessam-se mais por automóveis, curtem mais computação.

Quem gasta mais? O homem ou a mulher?
Pesquisa realizada na rede de shopping center e hipermercados do Brasil: A mulher sempre leva a fama mas será que é verdade?
Hipermercados: homens gastam 12% a mais que as mulheres.
Lojas de rua: homens gastam 8% a mais que as mulheres.
Shopping center: homens gastam 24% a mais que as mulheres.
Pela internet: gastam 30% a mais que as mulheres.

A explicação é que as mulheres levam mais produtos por menos e, pela impaciência do homem, ele acaba levando menos produtos por mais. Como vimos, os interesses dos homens são mais caros que os das mulheres: como automotivos, internet, roupas de marca, etc. Claro que se analisassem quem entra em mais lojas, as mulheres ganhariam em disparada.

Conselho dos Especialistas:

Anotar os gastos: “Todos devem aprender a tomar notas de suas despesas. Alguns o negligenciam como não sendo coisa essencial; é um erro, porém, todas as despesas devem ser anotadas com exatidão. ” L.A, 374
Controle as despesas: “Cuida para que tuas despesas não vão além de tua renda.” LA, 375
Cuide dos centavos: “Cuidai dos centavos e os dólares cuidarão de si mesmos. É uma moedinha aqui, uma moedinha ali, gasta para isto, aquilo, e aquele outro, que logo somam dólares. Negai o eu ao menos quando estais rodeados de dívidas. ” CSM, 257
Lista de compras: Faça uma lista de compras priorizando o que é necessário. Isso ajudará a ver o que de mais importante você realmente precisa. Antes de comprar, pare e pergunte: “Eu preciso mesmo disso? Qual será o valor agregado para mim?”

“O que AJUNTA no verão é filho SÁBIO…” (Pv. 10:5).

O conselho de Deus é para cuidarmos de cada centavo que nos é confiado. O consumismo tem levado muitas pessoas a entrarem em dívidas e, segundo o livro Conselhos Sobre Mordomia, 254, “a dívida enfraquece a confiança em Deus e provoca o desânimo”.

E quem é que fica animado para trabalhar sabendo que todo o salário é para pagar dívidas? E sem contar que outros perdem a confiança em Deus deixando de acreditar que são mordomos aqui na terra, comprometendo sua fidelidade na devolução dos dízimos e ofertas.

Segundo os especialistas, uma geração consumista somente pensa no “aqui e agora”, mas Deus tem preparado “um novo céu e uma nova terra” em um futuro bem próximo e te convida a manter bem viva essa visão.

Você deseja continuar sendo um fiel mordomo do Senhor cuidando bem de cada centavo que Ele lhe confiou? Quer morar neste novo céu e nesta nova terra?

PARA DISCUTIR

1. Até que ponto o consumismo interfere na nossa espiritualidade?
2. Quem é mais consumista, o homem ou a mulher?
3. O que você pode fazer para ajudar alguém que é consumista?

O dinheiro não nos foi dado para honrarmos e glorificarmos a nós mesmos. Como mordomos fiéis devemos usá-lo para honra e glória de Deus.” (Mensagens aos Jovens, p. 310) “Ainda que seja pobre, o jovem que for laborioso e econômico pode poupar um pouco para a causa de Deus.” (Mensagens aos Jovens, p. 299)

Versos estudados nesta lição:
1. Provérbios 10:5; 2. Provérbios 13:11; 3. Lucas 14:28; 4. Apocalipse 21:1

AUTOR: Pr. Flávio Henrique
Presidente Associação Pernambucana Central