Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 12 - 23 de março - O perfil do jovem cristão

O PERFIL DO JOVEM CRISTÃO “Não seja sábio a teus próprios olhos; tema ao Senhor e aparta-te do mal.” Pv. 3:7 O apóstolo Paulo disse à igreja de Coríntios que o cristão é comparado a uma carta, conhecida e lida, por todos os homens. Aonde vamos, transmitimos uma mensagem, quer seja boa ou ruim. O […]


  • Compartilhar:

O PERFIL DO JOVEM CRISTÃO

“Não seja sábio a teus próprios olhos; tema ao Senhor e aparta-te do mal.” Pv. 3:7

O apóstolo Paulo disse à igreja de Coríntios que o cristão é comparado a uma carta, conhecida e lida, por todos os homens. Aonde vamos, transmitimos uma mensagem, quer seja boa ou ruim. O que transmitimos através das nossas atitudes? “E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.” (II Reis 4:9) Por essa razão, a vida do cristão deve ser simplesmente uma representação visível de Cristo.

O cristão precisa aprender a ser desprendido como foi Abrão.

Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei. Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, (Gênesis 12.1;4).

Abrão era um homem que se destacava na sua cidade, pois tinha um excelente padrão de vida e todos o amavam. De repente, Deus lhe pede para abandonar tudo e ir a uma localidade que não lhe fora revelada. Mas, prontamente ele obedeceu à voz de Deus, pois não estava preso a bens materiais. Hoje Deus está à procura de cristãos que não estejam presos aos seus patrimônios, aos seus próprios conceitos, para lhe serem servos.

Veja o exemplo do jovem rico em Marcos 10:17-22.

“Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34)

O cristão precisa aprender a ter temor de Deus como tinha José.

Leia Gênesis 39:7-9
José, ao recusar-se deitar com a mulher de Potifar, deixou evidente em seu discurso que ele temia ao Senhor. Infelizmente, nos dias atuais, percebemos que alguns cristãos vivem um cristianismo superficial, que pecam às escondidas. Porém, os olhos de Deus estão contemplando tudo. (Leia Hebreus 9:27)

O grande problema dos que não temem a Deus, é que transmitem através da sua vida, uma mensagem negativa. Um filho perguntou ao pai: “Papai, o que é um cristão?” O pai pensou um momento e respondeu: “Cristão, meu filho, é um homem que não fala mal de ninguém, que vive fazendo o bem, que gosta de todo o mundo”. E o garoto, maravilhado, respondeu: “Papai, o senhor conhece algum cristão?”

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” (I Pedro 1:15)
O cristão precisa aprender a amar como o apóstolo Paulo amava. “Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já
não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.” (Romanos 14:15)

Observando o versículo acima, percebe-se que o amor que Paulo nutria pelo próximo chegou a tal nível do padrão estabelecido por Deus, que ele se abstinha até de coisas lícitas para não escandalizar o irmão. (Leia I Coríntios 8:13)

Infelizmente, o que vemos hoje é uma total falta de amor. Mas, quero deixar notório que, para Cristo, o que autentifica o cristão como seu seguidor candidato para herdar o céu, é a prática de amor em sua vida.

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35)

O cristão não pode viver preso às coisas terrenas, pois é cidadão do céu e para lá não tem como levar nada.

Exceto o comportamento praticado aqui na terra, como o temor a Deus, o amor ao próximo, e o perdão. Isso sim são virtudes que receberão recompensa de Deus, porque elas agradam o coração dEle.

Quer você ter seu caráter moldado ao caráter de Cristo? Ele tem preparado grandes maravilhas para todos nós!

Honremos ao Senhor e Ele satisfará os desejos do nosso coração.

PARA DISCUTIR

1. O que fazer para ter nosso caráter moldado ao caráter de Cristo?
2. Quais testemunhos demonstram e revelam um estilo de vida cristã?
3. Como alcançar pessoas para Cristo através de meu estilo do vida?

Versos estudados nesta lição:
1. Josué 1:7; 2. I Cor 8:5; 3. I Cor 13:3; 4. II Cor 9:7.

AUTOR: Pr. Josanan Alves
Mordomia Cristã – União Nordeste Brasileira