Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição PG nº 10 - 9 de março - Vitória sobre a Tentação

VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO “E viu a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também ao seu marido, e ele comeu com ela.” Gn 3:6 Vamos começar fazendo algumas perguntas: Quantos aqui já foram tentados […]


  • Compartilhar:

VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO

“E viu a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também ao seu marido, e ele comeu com ela.” Gn 3:6

Vamos começar fazendo algumas perguntas: Quantos aqui já foram tentados alguma vez na vida? Duas vezes? Três vezes? Quantos foram tentados neste ano? Neste mês? Nesta semana?

O que nós mais enfrentamos na vida é a tentação. Muitos correm dela, enquanto outros correm atrás dela. Alguns a desafiam, outros se acham fracos de mais para vencê-la.

Na verdade, toda pessoa que vive dentro de um padrão de normalidade enfrenta a tentação. Ela é o desafio nosso de cada dia. Se esse assunto não fosse tão importante, Jesus não o teria colocado no Pai Nosso. Ele não teria dito para os discípulos: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação”. Todo e qualquer cristão foi, é e será provado. Isso foi claro no Éden e continuará até o fim dos dias.

A velha técnica de Satanás
Leia Gn 3:6. Aqui nós encontramos a estratégia do inimigo para derrotar um filho de Deus. Nesse verso, percebemos três aspectos da tentação: agradável ao paladar, atraente aos olhos e desejável (poder). Quando o inimigo for tentar derrubar você, ele usará algo agradável ao paladar, atraente aos olhos ou algo que lhe dê poder. Ele poderá utilizar um destes aspectos, dois ou os três.

Ao longo da Bíblia, nós percebemos claramente que esta velha técnica se repete contra os filhos de Deus:
a) Eva – Agradável ao paladar, atraente aos olhos e poder (Gn 3:6);
b) Noé – Agradável ao paladar (Gn 9: 20-21);
c) Ló – Atraente aos olhos, poder (Gn 13: 10-11);
d) Jacó – Poder (Gn 25:31);
e) Sansão – Atraente aos olhos (Jz 16:4);
f) Davi – Atraente aos olhos (2 Sm 11:2);
g) Salomão – Atraente aos olhos (2 Re 11:1-3);

Verdades que precisamos saber sobre a tentação
1. A tentação é algo que nunca devemos estimular, mas sempre devemos esperar. Se você não correr atrás da tentação, ela correrá atrás de você. O cristão que foi tentado vale mil cristãos que não foram. O Senhor nunca prometeu nos livrar das tentações, e sim nos dar forças para vencê-las. Porque toda tentação é uma oportunidade de nos aproximarmos de Deus, e olharmos para cima na direção do céu.

2. A tentação o atrai porque você é livre. Os personagens da Bíblia não foram tentados porque eram maus, e sim porque eram humanos. Você é tentado não porque é mau, e sim porque é um ser humano. Jesus foi tentado não porque era mau, e sim porque era importante, tinha valor. Se você está sendo tentado é porque, no mínimo, o inimigo já descobriu o teu potencial e quer acabar com você.

3. A tentação não dura a vida toda. É como a campainha ou o telefone: toca, toca, você fica curioso, e se não atender, para de tocar. Muitos temem o tocar da tentação e se mudam. O problema é que geralmente contam para onde se mudaram.

4. Quando a gente vence uma tentação, é mais fácil vencer a próxima. Se a tentação oferece um prazer instantâneo, a vitória
sobre ela dá um prazer muito maior. A sensação de estar de bem com Deus, com o próximo e com você mesmo não tem preço. A cada vitória, ganhamos força.

Vitória sobre a tentação
O inimigo utilizou a velha técnica para tentar derrubar Jesus, porém sem sucesso:
a) Agradável ao paladar - Pedras transformadas em pães;
b) Atraente aos olhos - Contemplar a cidade santa sobre o pináculo do templo;
c) Poder - Todo o reino do mundo e o seu esplendor estariam à disposição de Jesus se Ele o adorasse.

Jesus o venceu usando a Palavra. Jesus falou: Está escrito. Aqui está o segredo da vitória: A Palavra.

Na Palavra de Deus nós encontramos o poder para vencer as tentações. Ela é o antídoto que combate qualquer dosagem do inimigo. Quanto mais perto da Palavra estivermos, mas longe do pecado estaremos.

Quer ter vitória sobre as tentações? Respire JESUS, ande com JESUS, pense em JESUS, sinta JESUS, fale com JESUS, escute JESUS, sonhe com JESUS, ame JESUS e use a Palavra em tempo e fora de tempo. Leia-a, examine-a e faça dela o seu escudo. Quando a tentação aparecer, RECITE A PALAVRA, e certamente, ela perderá força e você garantirá a vitória!

Como vimos, o inimigo sempre usou uma velha técnica para tentar derrubar os filhos de Deus. Mas, onde os personagens
bíblicos caíram, Jesus venceu usando a Palavra. Essa velha técnica ainda é atual. Satanás está a todo instante nos tentando em nossas áreas mais vulneráveis. Sempre lidaremos com tentações. Mas, elas não duram a vida toda e ainda podemos vencê-las.

Portanto, A PALAVRA é o que precisamos para garantir a nossa vitória sobre a tentação. Se por acaso você está enfrentando alguma tentação hoje, lembre-se: “Não veio sobre vós tentação, senão humana. E fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar I Cor. 10:13. Se você já foi longe demais e cedeu a tentação, lembre-se: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” I Jo. 1:9.

PARA DISCUTIR

1. Quais são os hábitos, imprescindíveis, que um jovem precisa ter para vencer as tentações?
2. Tentação é pecado?
3. Como podemos ajudar alguém que está enfrentando uma tentação?

 

Versos estudados nesta lição:
1. Gênesis. 2.24; 39:9; 2. II Timóteo 2.22; 3. Mateus 19:3-6; 4. I Coríntios 13:4-8; 6:9, 18; 7:9; 5. Apocalipse 22:15.

 

AUTOR: Pr. Rafael Santos
Ministério Jovem
União Nordeste Brasileira