Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 8 |21/02| O amor no seu ápice

TEXTO BÍBLICO "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna." João 3:16 O texto de hoje, pode ser considerado o coração da Bíblia. Se este fosse o único texto das Escrituras, ainda assim, saberíamos o […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna." João 3:16

O texto de hoje, pode ser considerado o coração da Bíblia. Se este fosse o único texto das Escrituras, ainda assim, saberíamos o caminho da salvação. O amor de Cristo é evidenciado em Sua palavra como um todo. Cada evento da vida de Jesus era carregado por um amor imensurável, por exemplo: Sua decisão pelo plano da redenção; Seu nascimento; viver nessa Terra hostil; Suas ações desinteressadas, foram atos de amor.

Mas, o amor de Jesus chega ao ponto mais alto na cruz. Na verdade, o vocabulário será insuficiente para descrever esse ato de amor supremo. O amor de Cristo é tão profundo e inesgotável que será o tema supremo da eternidade, e, ainda assim, será insuficiente para descrevê-lo. “A morte de Cristo prova o grande amor de Deus pelo homem. É o penhor de nossa salvação. Remover do cristianismo a cruz, seria como apagar do céu o Sol. A cruz nos aproxima de Deus, reconciliando-nos com Ele. Com a enternecedora compaixão do amor de um pai, Jeová considera o sofrimento que Seu Filho teve de suportar para salvar a raça da morte eterna, e nos recebe no Amado” (E.G.W, AA 116.6). 

O que a cruz nos ensina:

1. Que nenhum amor humano, nem mesmo o mais profundo, poderia ir tão longe como o amor de Deus, por isso, não troque o amor dEle por nenhum outro amor.

2. Que temos um valor indescritível. A cruz é o maior golpe na nossa baixa autoestima, por isso, nunca diminua o seu senso de valor, pois você foi avaliado na vida do Filho de Deus.

3. Que fora de Cristo não há salvação. Não existe um plano de salvação alternativo, por isso, ponha sua total confiança no que Cristo fez por você.

4. Que ninguém, nunca foi tão longe que o amor de Deus não possa trazê-lo de volta, por isso, desista de desistir.

“Sem a cruz, não teria o homem união com o Pai. Dela depende toda a nossa esperança. Daí brilha a luz do amor do Salvador; e quando ao pé da cruz o pecador contempla Aquele que morreu para salvá-lo, pode rejubilar-se com grande alegria, pois seus pecados estão perdoados. Ao ajoelhar-se em fé junto à cruz, alcança ele o mais alto lugar que o homem pode atingir” (E.G.W, AA 116.7).

Não existe algo mais perigoso do que tirar o foco desse amor inigualável, como diz Ellen G. White: “Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente, as finais. Ao meditar assim, em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nEle será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito” (DTN, 83).

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.  Por que, muitas vezes, não honramos a Cristo em nossas escolhas?

2.  Como fazer de Jesus a nossa prioridade?

PARA REFLETIR

"A cruz é o último argumento de Deus." Charles Spurgeon