Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 6 |07/02|Um Deus missionário

TEXTO BÍBLICO "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor." Lucas 4:18-19 Como bem disse David Livingstone: “Deus tinha um […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor." Lucas 4:18-19

Como bem disse David Livingstone: “Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário”. Quando Cristo comissionou a igreja para missão, Ele falou com a autoridade de quem fez da Sua vida a própria missão. No texto do estudo de hoje, Jesus apresenta a passagem do Antigo Testamento (Isaías 61:1), como se cumprindo em Sua própria vida. Na verdade, a visão de um Deus missionário não é restrita ao Novo Testamento, pois como é visto na história de Abraão, Deus renova Seu chamado missionário: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:2-3).

O Antigo Testamento é a história de um Deus que, desde Adão, vem lutando para trazer de volta os filhos desgarrados. Mas, no Novo Testamento, Deus antes de comissionar, vem num ato missionário, sem precedentes na história do mundo e com um custo que não será jamais alcançado, nem mesmo na junção de todos os esforços missionários, de todos os tempos, arranham a grandeza da missão desenvolvida por Cristo. Jesus é um Deus missionário e isso vemos manifesto em vários aspectos:

  • Na encarnação, vemos a profunda renúncia de Cristo. (João 1:14);
  • Na vida ininterrupta de serviços, Sua vida e discursos são marcados de intencionalidade para chegar ao coração da humanidade (Lucas 4:18-19);
  • Na vida de sacrifício, a Cruz foi o ápice da Sua missão (João 19:17-30);
  • No foco nas pessoas, cada pessoa de forma personalizada custou a Sua vida (João 3:16).

Assim, quando olhamos para os Evangelhos, vemos a face de um Deus missionário, que larga tudo para buscar o homem. Um Deus, que não só tem um belo discurso acerca do amor, mas que transforma o discurso em prática, em ação bem sintetizada. Em Filipenses 2:6-8, diz: “Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”. Como descreve E.G.W: “Nosso Senhor Jesus Cristo veio a este mundo como o infatigável servo das necessidades do homem”.

 “Tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” (Mateus 8:17), a fim de poder ajudar a todas as necessidades humanas. Veio para remover o fardo de doenças, misérias e pecado. Era Sua missão restaurar inteiramente os homens; veio trazer-lhes saúde, paz e perfeição de caráter. Jonh Stott resume:

O Deus no antigo testamento é um missionário (Gênesis 12:1-4; Salmos 2:8; 72:11; Isaías 2:2; 49:6);

O Cristo nos Evangelhos é um missionário (Mateus 10:6; 15:24; 8:11);

O Espírito Santo em Atos é um missionário (Atos 1:4-5; 17-21; 8:5-8).

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.  Cite um exemplo marcante da vida de Jesus como Missionário.

2.  Que aspectos da vida de Cristo precisamos desenvolver para sermos efetivos na missão?

Poderíamos ainda, gastar tempo mostrando que a igreja das epístolas é uma igreja missionária e que o clímax do Apocalipse é um clímax missionário, mas queremos nos concentrar em Cristo.

O pastor da igreja reformada holandesa, do século 16, Gisberto Voetius, declarou que: “Deus é o Senhor soberano das missões”. Mas, o maior grito de Deus sobre missões foi ao enviar Seu filho. Temos, ao longo dos séculos, histórias de missões que são inspiradoras, mas em Jesus está o supremo exemplo de vida missionária.

PARA REFLETIR

"Um Deus missionário, não esperara menos dos seus filhos do que compromisso total com a missão." Pr. Paulo Correia