Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 51 - Tempo escatológico; tempos de comunhão - 17/12 [T.4 - Ep. 12]

TEXTO BÍBLICO “Estando ele sentado no monte das Oliveiras, chegaram seus discípulos em particular, dizendo-lhe: Declara-nos, quando sucederão estas coisas, e qual o sinal da tua vinda e do fim do mundo?” Mateus 24:3 Essa pergunta dos discípulos ecoa até os dias atuais. Na igreja existe um fascínio por questões escatológicas. A escatologia não é […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Estando ele sentado no monte das Oliveiras, chegaram seus discípulos em particular, dizendo-lhe: Declara-nos, quando sucederão estas coisas, e qual o sinal da tua vinda e do fim do mundo?” Mateus 24:3

Essa pergunta dos discípulos ecoa até os dias atuais. Na igreja existe um fascínio por questões escatológicas. A escatologia não é uma forma de Deus “meter medo em nosso coração”, mas um aviso que chegou o tempo de dependermos mais dEle. De nada serve descobrir que estamos mais perto do fim se não estamos mais perto de Deus. Saber que estamos nos pés da estátua não vai adiantar muito se não vivemos aos pés de Cristo. Não é difícil provar biblicamente que o mundo já não vai muito longe; esses dias maus nos mostram a decadência do mundo e a precisão profética. A questão crucial é refletir sobre o quanto isso mexe conosco. As entrelinhas das profecias gritam por comunhão. Que Deus nos resgate dessa mediocridade!


Reflita:

  1. Quanto mais perto o tempo do fim, mais rápido deve chegar ao fim nossa indolência;
  2. Os sinais dos tempos sinalizam que seremos incapazes de resistir sem o aprofundamento da nossa comunhão;
  3. Quanto mais perto do fim, mais perto de Deus. Qualquer fórmula diferente terminará em desastre.

Quanto a escatologia, vale duas reflexões:

  1. Não seja negligente aos seus avisos.
  2. Não sobreviva nem faça a igreja sobrevier de alarmismos.

“Todo cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la. Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para Sua glória, quão depressa não estaria o mundo todo semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande seara e Cristo viria recolher o precioso grão.” – Parábolas de Jesus, pág. 69 E. G. W.

É maravilhoso pensar como cada profecia tem se cumprido conforme a Palavra de Deus apresenta. Isso deve fortalecer o nosso coração e nos encher de esperança. Contudo, tão importante quanto conhecer tempos e épocas, é indispensável permanecer em Cristo; é isso que fará a diferença.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Você sente medo do tempo do fim?
  2. Pelo que você vê nos dias atuais, podemos dizer que estamos no tempo do fim?

No tempo do fim, não deixe sua fé e esperança chegarem ao final! Deixe as profecias exercerem fascínio sobre você, mas que, acima de tudo, o resultado desse deslumbramento seja uma vida mais perto de Deus.

PARA REFLETIR

“Que a dependência de Deus seja nosso foco em todo e qualquer tempo.”
Paulo Correia